2017/07/01

Sharp lança primeiros smartphones 100% sem margens em Julho


Muito se tem falado da chegada dos smartphones com ecrãs sem margens, mas a Sharp antecipa-se novamente e vai ser a primeira marca a por à venda um smartphone sem margens.

O ecrã do Galaxy S8 da Samsung e do G6 da LG podem ser interessantes, assim como o do Mi Mix da Xiaomi; mas já seria de imaginar que o primeiro smartphone verdadeiramente sem margens nos chegasse do fabricante desses ecrãs. Já em 2014 a Sharp tinha lançado Aquos Crystal, com margens reduzidas em três dos lados (o ano passado trouxe-nos um com ecrã de 120Hz e laterais sensíveis ao toque, mas isso é outro assunto.) Agora... deu o passo seguinte.

Os Sharp FS8016 e FS8010 chegam ao mercado já este mês, e parecem estar na linha da frente para se tornarem nos primeiros smartphones com ecrãs de 5.5" (2048x1080) sem margem nos quatro lados, tendo apenas um pequeno recorte no topo, ao centro, para a câmara frontal. O resto das características continua a ser interessante, com câmaras de 12MP e 8 MP, 4GB/6GB de RAM; enquanto que a escolha dos CPUs acaba por ser também curiosa, com Snapdragon 330 e Snapdragon 660 (este último podendo ser uma excelente surpresa, já que muitos testes o colocam num patamar de desempenho bastante próximo do Snapdragon 835!)


Por agora será inevitável que estes smartphones, assim como muitos outros com ecrãs semelhantes previstos para os próximos meses, se tornem num autêntico fenómeno devido a serem novidade; mas parece-me que daqui por um ano ano, ou até antes, já será o tipo de coisa que consideraremos perfeitamente banal. Agora fico a aguardar de ver isto transposto para os tablets, e ecrãs dos portáteis... que aí o efeito será potencialmente ainda mais impressionante. :)

2 comentários:

  1. Se essas características se confirmarem parece que a marca está interessada em fazer um equipamento com um preço bem acessível e com um visual fenomenal, ou seja, vai matar toda a concorrência!

    ResponderEliminar
  2. A Sharp é o verdadeiro pioneiro, foi no Sharp Aquos Crystal que a Xiaomi se inspirou para desenhar o Mi Mix. Infelizmente, após várias tentativas de contacto com a Sharp, tive a resposta de que não iriam vender smartphones na Europa nem dariam suporte a quem os importar do Japão.
    O primeiro Aquos Crystal foi vendido nos EUA por aprox. 140€, mas infelizmente não tem GSM, apenas a versão japonesa era compatível com o sistema europeu. Tive muita pena de não conseguir comprar e muito provavelmente com este será igual.

    Que venham os full bezelless de 5"

    ResponderEliminar