2017/07/05

Token é um anel que substitui passwords, chaves e cartões


Que vos parece a ideia de trocarem passwords, chaves e até cartões de pagamento, por um simples anel? É isso que este anel biométrico Token espera conseguir.

Hoje em dia temos passwords e códigos à espera para onde quer que nos viremos. Temos códigos para desbloquear o smartphone, temos códigos para fazer pagamentos (e sendo necessário ter o cartão), temos chaves para entrar em casa e no carro, etc. etc. Não seria bom poder trocar tudo isso por algo que não ocupasse espaço, nem físico nem mental?

O Token é um anel electrónico biométrico que pretende aproximar-nos desse objectivo, podendo actuar como autenticador NFC e Bluetooth e dispensar a necessidade de códigos, passwords, e até chaves e cartões. Para garantir a sua própria segurança, o Token conta com um sensor de impressões digitais no interior do anel, que permite autenticar o utilizador quando o anel está a ser colocado - sendo que possui outros sensores para detectar caso seja retirado do dedo e ficar bloqueado até que novamente seja activado com a impressão digital.


Mesmo não sendo fã de anéis, sem dúvida que reconsideraria esta posição caso um anel nos pudesse simplificar a vida, bastando aproximá-lo de um computador para que o mesmo se desbloqueasse sem necessidade de passwords, ou permitindo fazer pagamentos simplesmente passando a mão sobre um terminal. Para quem quiser levar as coisas mais além, estão também disponíveis fechaduras inteligentes para casas e automóveis.

Embora se pudesse pensar que este projecto fosse apenas mais uma "ideia louca", o que é certo é que contam com parceiros de peso que lhes dão credibilidade acrescida: VISA, MasterCard, Microsoft, e são também parceiros da FIDO Alliance.



... O maior senão (para além do preço de $249/299) é que teríamos mais um aparelho para juntar à lista crescente de gadgets que temos que recarregar. Felizmente, o Token tem autonomia anunciada para cerca de duas a três semanas, e começará a piscar a vermelho a cada minuto quando chegar aos 30%, para sinalizar que está na altura de o recarregar mas ainda proporcionando vários dias de utilização.


3 comentários:

  1. Pois é! por acaso também detecta pulsação ou têmpera corporal. É que se só detectar impressão digital parece.me um pouco perigoso. Em caso de assalto tem de ir o dedo agarrado ao anel.... tenho a sensação que á um ditado popular que se adequa perfeitamente

    ResponderEliminar
  2. Um anel para desbloquear as cenas?! A mim é que não me apanham nessa!
    Isso não funciona, digo-vos eu. Sou casado há 20 anos e uso sempre aliança. Mas a verdade é que muitas vezes quero "aceder às cenas" e a coisa não funciona... Vai lá, vai!

    ResponderEliminar