2017/07/02

TV OLED da LG vs QLED da Samsung


A Samsung tem apostado nos seus televisores QLED como forma de combater os OLED da LG, mas a verdade é que tem que se apressar a rapidamente produzir ecrãs OLED de grandes dimensões se quiser fazer frente à LG.

Já por diversas vezes referimos a situação caricata actual, em que a Samsung é o principal produtor de ecrãs OLED (considerados os melhores ecrãs de sempre) no segmento mobile, mas não tem TVs OLED; e a LG é o principal produtor de ecrãs OLED para TVs, mas não os usa para dispositivos mobile. Dito isto, o departamento de marketing da Samsung foi particularmente feliz ao baptizar os seus novos televisores de QLED, que poderá insinuar junto de pessoas menos informadas de que se trata de algo parecido com "OLED", mas que na verdade continua a ser meramente um ecrã LCD, embora com tecnologia adicional que lhe permite ter gama de cores alargada.

Não quer isto dizer que os televisores QLED da Samsung sejam maus (muito pelo contrário), mas... no final do dia, continuam a não poder competir com a tecnologia dos OLED reais, principalmente a nível do seu impressionante contraste.

Claro que poderá haver casos específicos onde possa continuar a ser mais vantajoso usar um televisor LCD do que OLED (por exemplo, se for para ver conteúdos com "barras pretas"; ou para usar principalmente com jogos que mantenham elementos estáticos - como o interface - durante horas e dias a fio) mas... de uma forma global, se puderem optar por um televisor OLED... nem vale a pena perder tempo a pensar mais no assunto. :)


10 comentários:

  1. A Samsung é culpada por cahmamrmoa atualmente LED TV as TVs LCD. O agora estao a querer fazer o mesmo com os QLED para sr parecido com OLED (só mais uma perninha) tendo em conta que os OLED da Samsung para smartphones são considerados os melhores do mundo isto de tentar enganar os clientes de TV é estupidez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu acho que isto tem que ver com guerras de patentes entre a Samsung e a LG que a Samsung não deve conseguir produzir TVs OLED sem violar parentes da LG e a LG não deve conseguir produzir ecrans para telemóveis sem Vilar patentes da Samsung...

      Eliminar
    2. Não, não penso que seja questão de patentes mas simplesmente o método de fabrico utilizado. A LG utiliza um sistema OLED "WRGB" que é de mais fácil produção mas não é adequado para displays mobile de maior densidade; e a Samsung usa o seu padrão "diamond" cuja produção poderá não ser a mais adequada para ecrãs de grandes dimensões.

      Eliminar
  2. Entrei ontem numa loja à procura de uma LG OLED mas fiquei desiludido pela qualidade de imagem, quando comparei com a Samsung qled ao lado. Esta última tinha mais cores, muito mais vibrantes e até pedi para porém o vídeo da Samsung na LG para comparar. Saí de lá comprador de uma Samsung qled. E eu que jurava que a minha próxima não seria Samsung mas sim LG.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e muita gente... mas infelizmente isso deve-se mais ao ajustes e condições das lojas do que propriamente à qualidade de imagem real.
      Tenho um caso idêntico, mas que depois de muita insistência minha, lá optou pela OLED... e passados uns dias, depois de ter aquilo em casa, lá veio reconhecer que agora já não conseguia olhar para outros televisores com os seus "pretos-> cinzentos"... :)

      Numa loja, com luzes no máximo e as TV em modo "demonstração" também todas saturadas, não se consegue ver isso...

      (Não é que fiques mal servido com uma QLED, que são LCDs excelentes, sem dúvida... mas OLED é "outra loiça"! :)

      Eliminar
    2. Mesmo assim foi a melhor escolha porque aproveitei o grande desconto na loja (quase 1000€) e ainda outro da Samsung 700€. A diferença é que a LG não tinha desconto.

      Eliminar
  3. O QLED não se chama assim para ser parecido com OLED, é abreviatura de QUANTUM DOT LED desenvolvido no MIT e adotado nos LCD tv da Samsung.
    O QLED trouxe ao LCD uma perfomace de cor iquivalente ao OLED a um preço de LCD e ainda permitindo ecrans de grandes dimenções.

    O QUANTUM DOT LED adiciona tipos de fosforo aos LEDs.

    A Samsung com esta tecnologia está a ganhar dinheiro enquanto a LG luta para conseguir um dia talvez fazer OLEDs TV a preços competivos.

    O OLED TV tem uma gama de cores e pretos fantástica, mas é caro e o LCD vai continuar por muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim mas a tecnologia Qled também existe só não é a que a Samsung está a vender. Os quantum dots já existem há alguns anos. Eles querem é enganar os mais incautos pelo nome. Procura pela verdadeira tecnologia QLED e vais ver que essa sim pode bater-se com o OLED de outra forma é impossível com o LCD digam o que disserem.

      Eliminar
  4. Eu ja fui a varias lojas e as OLED ao lado das Qled nao tem nada a ver a imagem das QLED é melhor ou sao os meus olhos ou vou acabar por comprar uma QLED.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estive hoje numa loja com dezenas de oleds e qleds, e ver uma sony, panasonic ou lg oled é de uma difernça abismal!!!!

      Eliminar