2017/07/27

Waze chega ao Android Auto


Depois de muita espera e após dois meses em beta testing, o Waze fica finalmente disponível para ser usado nos automóveis via Android Auto.

Poderia parecer ridículo (e era) que um dos mais populares programas de navegação, e que ainda por cima pertence à Google, não pudesse ser usada no Android Auto. Mas finalmente isso fica resolvido com a chegada oficial do Waze ao Android Auto, facilitando a sua utilização nos automóveis.

O Android Auto é o sistema que permite utilizar o ecrã do automóvel para apresentar as apps (compatíveis) dos smartphones Android com interface adequado para  reduzir as distracções enquanto se conduz. Embora ainda sejam poucos os automóveis equipados com sistemas compatíveis Android Auto, a principal vantagem é a de que também se pode utilizar o smartphone como terminal Android Auto, obtendo os mesmos benefícios. (Infelizmente, não está ainda disponível oficialmente em Portugal, pelo que terão que fazer a instalação manual se estiverem interessados).

... Continuo sem perceber porque motivo tanto insistem em restringir estas apps, que tanto beneficiariam milhões de pessoas que as querem utilizar noutros países. Uma coisa bem mais sensata do que bloquear o acesso a quem não está num países oficialmente suportados, seria apresentar uma simples advertência a informar que a app não foi preparada para funcionar no seu país e/ou na sua língua, e que portanto o utilizador ficaria "por sua conta".

10 comentários:

  1. Pena que continue sem interromper o rádio FM para dar as indicações, ao contrário do que faz no iphone. Em android, só se ouvem as indicações no audio do carro se o rádio estiver com o bluetooth device definido como fonte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser um problema no software instalado na sua viatura.. pois nunca tive esse problema na minha (KIA Óptima SW).

      Eliminar
  2. Só uma nota (não consegui confirmar isto a 100%), o Waze só está disponível para o modo conectado (ligado ao carro), não funciona no telemóvel.

    ResponderEliminar
  3. Estou a usar o android auto (via apkmirror), e o waze só aparece se o android auto for o do carro... em telemóvel não dá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sinceramente, não me parece que faça sentido que a APP do Waze seja moldada ao interface do Android Auto quando não está no modo conectado ao ecrã do carro. O Waze em Android Auto ainda é MT limitado face à APP (normal) para Android.. Sou beta tester do Waze, posso dizer que para já, não está mau. Mas, testem e digam da vossa justiça, para quem já tem viaturas com Android Auto. ;)

      Eliminar
    2. Por acaso era interessante uma notícia sobre as viaturas disponíveis em PT com Android Auto

      Eliminar
    3. Quase que era capaz de dizer que uns 60-70% dos automóveis que são vendidos à data de hoje, ou já trazem de serie ou têm de opção. Ate mesmo carros de seg A e B, alguns já têm Android Auto. O problema é mesmo a APP Android Auto (no smartphone) não tenha sido ainda oficialmente disponibilizada pela Google.. Mesmo que em Portugal tantos carros já sejam comercializados com esta "tecnologia".. Mas enfim.. !

      Eliminar
  4. Não está mau, mas ainda tem muito para avançar. Não apresenta as velocidades instantâneas, o interface é algo pobre. Os radares por vezes aparecem, outras vezes desaparecem bem como alguns alertas.
    No entanto em regra geral está simpático.
    No meu caso contrariamente ao que dizem acima não moto problemas em o Waze dar as instruções de voz c o radio ligado. A música é interrompida e retorna posteriormente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, ainda tem mesmo muito para evoluir. E essa da velocidade também considero bem importante! Se bem que me Safo com o sensor que lê os sinais de transito do próprio carro, que por vezes ate é mais correcto que as velocidades no waze

      Eliminar