2017/08/28

Alemanha estabelece que carros autónomos devem salvar vidas mas sem discriminar


A questão sobre que tipo de decisões e prioridades deverá um carro autónomo tomar em caso de acidentes tem originado várias abordagens, mas na Alemanha já há uma directiva quanto ao que os carros deverão fazer.

Sem grandes surpresas, a prioridade dos carros autónomos - no caso de conseguirem ter opção de escolha - será a de tentar salvar vidas humanas, mesmo que isso represente danos materiais noutros veículos ou estruturas... ou até à custa da vida de animais.

Se o ponto de dar menos valor à vida de animais poderá gerar alguma polémica entre as associações de protecção de animais, pelo menos esta directiva esquiva-se à questão da decisão de quem deverá ter mais ou menos valor para viver, já que também especifica que no caso de um acidente inevitável o carro não deverá ter em conta qualquer aspecto discriminatório quanto a quem salvar: sendo indiferente a sua idade, sexo, raça, etc.

Ou seja, um carro autónomo poderá optar por atropelar um cão para evitar atropelar uma pessoa, mas não poderá deliberadamente optar por atropelar uma pessoa idosa para evitar atropelar uma criança (faltará esclarecer se isto também contempla a quantidade... de atropelar apenas uma pessoa para evitar atropelar três ou quatro).

Enfim... esperemos que, com todos os sensores e sistemas de segurança, seja o tipo de questões que seja reduzida a praticamente 0% e nunca se tenha que por à prova - embora também fique definido que os carros deverão ter uma "caixa negra" que permita analisar tudo o que se passou em caso de acidente, incluindo quem é que poderia estar a guiar em modo manual, ou se falhou em tomar o controlo da forma adequada.

5 comentários:

  1. E em relação à prioridade ocupantes vs outros?

    ResponderEliminar
  2. Outra excelente pergunta...

    ResponderEliminar
  3. Pergunta fundamental. Ninguém comprará um veículo que opte por matar o ocupante ao invés de outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A não ser que todos os carros optem pelo mesmo. Aí não há por onde escolher
      Muita tinta ainda vai correr sobre o tema.

      Eliminar
    2. Eu referia-me a casos onde entre desviar de pessoas e encaminhar o carro para um precipício a IA opte por salvar o condutor e atropelar os transeuntes.

      Eliminar