2017/08/30

Alexa e Cortana vão trabalhar em conjunto


Numa medida inesperada, mas que pode antever o futuro dos assistentes digitais, a Microsoft e Amazon vão fazer uma parceria e permitir que seja possível utilizar a Alexa a partir da Cortana e vice-versa.

Até ao momento os assistentes digitais têm sido serviços que têm sido apresentados de forma "estanque", com cada gigante tecnológico a apostar no seu e nem sequer se pensando na possibilidade de deixar a opção de escolha a cargo do utilizador final: a Apple tem a Siri, a Amazon a Alexa, a Microsoft a Cortana, a Google o Google Assistant, e a Samsung o Bixby. Mas... se extrapolarmos para o mesmo tipo de situação que se tem num browser, onde cada utilizador é livre de escolher o seu motor de pesquisa pré-definido... não seria bom vermos isso aplicado também aos assistentes?

Um primeiro passo nesse sentido está a ser dado pela Microsoft e Amazon, criando uma integração entre a Alexa e Cortana - e vice-versa - que permite que os utilizadores possam aceder a ambas as assistentes a partir de qualquer uma delas.

Segundo os responsáveis de ambas as empresas, não se trata de olhar para estes serviços como concorrentes mas sim como complementares, pois há coisas que a Alexa faz melhor que a Cortana, mas também há coisas que a Cortana faz melhor que a Alexa. Numa primeira fase, os utilizadores terão que dizer algo como "Alexa, Open Cortana" ou "Cortana, Open Alexa" mas não é difícil imaginar que no futuro ambos os serviços permitam aceder imediatamente ao assistente pretendido iniciando o comando com o seu respectivo nome...

... Vamos lá ver se a Google, Apple e Samsung eventualmente se juntarão a este esforço, que permitiria complementar as vantagens de todos os assistentes digitais.

2 comentários:

  1. Diz "O Público" que eles disseram:

    "O objectivo é que os clientes da Alexa possam aceder a capacidades que são exclusivas da Cortana (como marcar uma reunião, aceder a ferramentas Microsoft Office e ou ouvir mensagens de email), e os clientes da Cortana possam utilizar a Alexa, por exemplo, para fazer compras na loja online da Amazon."

    Faz sentido. As duas empresas ganham e os clientes ganham mais facilidade em gastar o dinheiro ;-)

    ResponderEliminar