2017/08/28

Bateria do Galaxy Note 8 já dá que falar

A última coisa que a Samsung precisa é de novas polémicas relativas à bateria do novo Galaxy Note 8, mas parece que não se conseguirá livrar delas.


A bateria do Note 7 é um assunto que não será esquecido e foi a própria Samsung a certificar-se disso mesmo, ao fazer referencia a este smartphone durante a apresentação do Note 8. Aprender com os erros, para não voltar a cair nos mesmos e desta forma melhorar os seus produtos, foi esta a visão apresentada pelo homem forte da Samsung Mobile. No entanto, há alguns pontos contraditórios quanto ao facto do novo Note 8 ter uma autonomia inferior ao do anterior Note 7.

O Note 8 apresenta uma bateria de 3300mAh, inferior aos 3500mAh da que era utilizada no Note 7. A melhoria de desempenho energético do novo processador com fabrico de 10nm foi um dos motivos avançados para esta redução de capacidade, assim como novos sistemas de optimização de consumo em função dos padrões de utilização do smartphone; mas os números parecem apontar noutra direcção.

Quando comparado com o Note 7, o novo Note 8 faz menos duas horas em visualização de vídeo (16 vs 18h) e menos uma hora em navegação na internet com ligação LTE 13 vs 14h). Assim sendo, há algo que não bate certo, pois o que se verifica é uma diminuição de autonomia - mesmo . Não teria sido melhor opção manter os 3500mAh anteriores (ou até mais um pouco) aumentando apenas uma fracção de milímetro à espessura do smartphone?

Resta a garantia da Samsung de que as baterias utilizadas no Note 8 manterão pelo menos 95% da sua capacidade mesmo após dois anos de uso normal...

por: Luis Costa

6 comentários:

  1. Vamos levantar problemas onde não os há... Dispensa-se este tipo de notícias!

    ResponderEliminar
  2. Concordo que isso não seja um problema. "Talvez" uma desvantagem em tempo, em troca de melhor segurança. Apoio a segurança.

    ResponderEliminar
  3. Já para não falar que todos os testes que possam ter sido feitos até agora é com uma versão não final do SO pelo que poderá não estar totalmente otimizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é questão dos testes... são os valores oficiais de autonomia apresentados pela Samsung.

      Eliminar
    2. Tinha a ideia que fossem 3rd parties a fazerem os testes. Erro meu. De qualquer das formas penso que possa existir boa margem de otimização e acreditar que possa melhorar mais. Saudades do 3310 :)

      Eliminar
  4. Se não podem melhorar a autonomia das baterias, que melhorem seu carregamento mais rapido. Já há varios testes com baterias de nanocarbono ou otros, que poderiam carregar a bateria em segundos.

    ResponderEliminar