2017/08/18

iOS 11 vem com modo rápido para bloqueio do Touch ID


Depois de ter facilitado o processo de autenticação num iPhone com um simples toque, a Apple adiciona ao iOS 11 uma estranha opção que permite desactivar o Touch ID (e potencialmente outros métodos de autenticação rápida).

No mais recente iOS 11 Beta foi adicionada uma opção que permite que o utilizador ligue para os serviços de emergência ao tocar cinco vezes rapidamente no botão de power. Isto não é propriamente uma novidade, já que nalguns mercados a Apple já implementou as chamadas de emergência quando se carrega repetidamente no botão de power; mas a parte mais curiosa é que esta nova funcionalidade também desactiva a autenticação via Touch ID.

Ora... à primeira vista parece não fazer sentido que a Apple desactivasse deliberadamente uma funcionalidade que ajuda o utilizador a autenticar-se no seu iPhone... mas a verdade é que faz. A questão tem a ver com a legislação de países como os EUA (e provavelmente outros), em que as autoridades não podem obrigar uma pessoa a revelar um código ou password que têm na sua memória, mas podem obrigá-la a colocar fisicamente o dedo no sensor Touch ID (ou eventualmente apontar a câmara do smartphone para o seu rosto, no caso de um desbloqueio via reconhecimento facial como se fala que o iPhone 8 terá).

Com esta nova opção, um utilizador que se visse numa situação em que poderia ser obrigado a desbloquear o seu iPhone "à força", poderá rapidamente bloquear o seu iPhone de modo a que o mesmo só possa ser desbloqueado através do código PIN ou password... ficando a salvo dessa obrigatoriedade legal (ou forçada fisicamente).

... Esperemos que seja daquelas funcionalidades que nunca se tenha que utilizar...

2 comentários:

  1. "...permite que o utilizador ligue para os serviços de emergência ao tocar cinco vezes rapidamente no botão Touch ID. "Não é no botão Touch ID é no botão sleep /wake (ou on/ off, se se lhe quiser chamar).

    Mas isto não está nada bem, se se vier a concretizar,

    - Eu quero fazer uma chamada de emergência - primo 5 vezes o botão sleep /wake e parece o "botão" virtual para fazer a chamada. Faço a chamada.

    - Mas ao mesmo tempo fico sem poder desbloquear o ecrã com o Touch ID ou o Face ID (ou os dois, se o novo iPhone os trouxer)!!!???

    Uma situação de emergência em que se chama o 112/911 é daquelas em que é mais provável esquecermo-nos de uma password por causa da aflição. Sobretudo por quem não a usa com frequência, porque habitualmente usa o Touch ID (ou o face ID).

    De facto há poucos botões. a tentação de juntar duas funções é grande, mas juntar estas nos cinco toques no mesmo botão não faz sentido. A bem dizer, nem acredito que isso aconteça.
    http://www.zdnet.com/article/ios-11-cop-button-shortcut-disables-your-iphones-touch-id-and-calls-sos/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao me parece problemático. Em primeiro lugar, é uma opção que o utilizador tem que activar expressamente; em segundo, continuas a poder fazer as chamadas de emergência sem necessidade de código.

      Para além de que, já por algum motivo o iOS te pede o código regularmente (a cada X dias), para garantir que não há "esquecimentos"...

      Eliminar