2017/08/15

Notícias do dia

O Facebook Marketplace chega a Portugal para compra e vendas entre utilizadores; o próximo Android O poderá chegar já na próxima semana; app "Nossa Freguesia" conta com SOS para animais abandonados; temos em promoção o Xiaomi Power Bank 2 de 20000mAh a €24; e o Facebook usa VPN da Onavo para espiar rivais.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que temos um Leagoo Kiicaa Max com ecrã sem margens para oferecer e que também podem / devem votar no livro FCA que iremos oferecer ao longo desta semana.

Portugal em 29º lugar na velocidade de internet (52º em mobile)




O popular serviço de teste de velocidade de internet Speedtest já actualizou o seu ranking de velocidades por países, e se nas velocidades de internet por acesso fixo conseguimos ficar no top 30, nas velocidades mobile ficamos muito mais abaixo na tabela com um mero 52º lugar.

Nas ligações fixas Portugal teve uma média de 42.44Mbps, bastante longe dos 154.38Mbps de Singapura no primeiro posto; nas ligações mobile ficamos com 19.86Mps, com a Noruega a ficar na primeira posição com 52.59Mbps.


App de mensagens anónimas Sarahah é refúgio para os elogios?



Poderia pensar-se que uma app de mensagens anónimas se tornasse num local para os mais descarados insultos, mas a app do momento - Sarahah - parece estar a demonstrar o contrário e a revelar que ainda há muitas pessoas decentes neste mundo, capazes de usar o manto do anonimato para deixar mensagens inspiradoras e elogios.

... Dito isto, há também quem já vá relatando experiências menos positivas e referindo que será inevitável que a plataforma se torne no ambiente perfeito para bullying e trolls... Pelo que, será melhor esperarem o melhor, mas prepararem-se para o pior.


MIT quer reduzir pausas de vídeos em streaming com machine learning


A inteligência artificial é a ferramenta do momento e tem sido aplicada a tudo, até à aparentemente simples tarefa de fazer streaming de vídeo da forma mais eficiente, para evitar as pausas quando a ligação é incapaz de manter o vídeo fluído.

O seu sistema é capaz de prever quando um vídeo e ligação de rede poderá ser mais "crítico", e antecipar a mudança dos parâmetros de forma a ajustar o vídeo para que possa ser visto sem pausas. Algo que seguramente o YouTube, Netflix e muitos outros irão querer aproveitar assim que possível.





LinkedIn obrigado a deixar que se faça "scraping" das suas páginas públicas



Boas notícias para as startups que dependem de "roubar" dados de sites mais populares: os tribunais ordenaram que o LinkedIn removesse os sistemas anti-scraping que tinha implementado, dizendo que a informação publicamente disponível deverá estar disponível para todos, até para os bots de scraping (que fazem a recolha de informação automática de páginas web).

Vamos lá ver se, em resultado disto, a LinkedIn não irá passar toda essa informação para "privada"...


Curtas do dia


Resumo da madrugada


5 comentários:

  1. Com muita ram e memória ssd, não vejo razão para não se fazer cache da totalidade dos vídeos e descartar no final da reprodução ou da sessão do browser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é não teres que esperar a partir do momento que fazes "play" e durante o streaming... (em condições variáveis de bitrate e qualidade de ligação).

      Eliminar
  2. E como é que o Speedtest distingue a velocidade do "fixo" do "ligado ao fixo por Wi-Fi"?
    Mudei de router para um ac e passei, no Wi-Fi, de menos de 30 Mbps para mais de 70 Mbps. O fixo propriamente dito ficou na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fixo (por cabo), se a velocidade à internet, fornecida pelo ISP, não mudou é normal que os resultados do teste sejam os mesmos. Já no wi-fi, uma vez que passou para a norma AC, que suporta velocidades superiores à norma que utilizava anteriormente, é normal que os resultados sejam superiores.

      Eliminar
    2. Resumindo: trocando de router melhora-se a pontuação do país quanto à velocidade da rede fixa :)

      Eliminar