2017/08/16

Notícias do dia

Facebook renova design da News Feed; o Pixel 2 virá com margens sensíveis ao toque; Samsung e Huawei arrecadam prémios EISA nos smartphones; nas promoções temos o Leagoo T5 a €68; e ainda a má notícia de que o Opera Max VPN chega ao fim.

Antes de passarmos às notícias, não se esqueçam que temos um Leagoo Kiicaa Max com ecrã sem margens para oferecer e que também temos exemplares do livro FCA dedicado ao Swift para oferecer ao longo desta semana.

Camera do Facebook ganha "live mode", GIFs de 2s, e posts de texto




A câmara tem cada vez mais importância no dia a dia das pessoas que gostam de partilhar o que fazem com os seus amigos, e por isso o Facebook adicionou mais algumas capacidade ao que se pode fazer com a câmara no Facebook, incluindo o streaming de vídeos em directo, criar GIFs animados, ou até partilhar imagens de excertos de texto com fundos coloridos, como se tem tornado cada vez mais popular nas redes sociais.



Com estas funcionalidades, a câmara no Facebook acaba por replicar tudo aquilo que se podia fazer no Instagram...


LinkedIn começa a mostrar que utilizadores estão online


Quem usar o LinkedIn poderá gostar de saber (ou não gostar) que o serviço passou a mostrar o seu estado, que revela se está online ou não, a todos os seus contactos - de forma automática, a não ser que opte por desligar este novo "Active Status".

É compreensível que a Microsoft queira que o LinkedIn se torne numa plataforma de comunicação para assuntos de trabalho... mas por outro lado, há que relembrar que já tem o Skype que já faz isso e será muito mais adequado para comunicação.


CPUs Intel Ice Lake serão feitos em 10nm+



A Intel continua com dificuldades em fazer a migração para o processo de fabrico de 10nm (e vai fazê-lo apenas para os seus CPUs mais pequenos, destinados a portáteis, mantendo os mais potentes nos 14nm) mas isso não a impede de já ir anunciando que a próxima geração Ice Lake deverá começar recorrer a um processo melhorado (10nm+) que já permitirá que todos os CPUs sejam feitos neste processo.

Embora exista ainda uma significativa diferença de desempenho... importa referir que no sector mobile a evolução parece continuar a alta velocidade, e que a Samsung até já anunciou que teria chips de 4nm em 2020.


Cloudflare usa "neutralidade" para defender sites neo-Nazis



Nos EUA vivem-se tempos conturbados, com os incidentes em Charlottesville a demonstrarem um preocupante ressurgimento completamente descarado de ideais Nazi (e que ainda por cima têm sido "desculpados" por Trump). Desde então várias empresas têm apertado o cerco a sites que promovem estes ideais, com a GoDaddy a ter recusado manter os domínios desses sites, e a Google a fazer o mesmo, obrigando estes sites a refugiarem-se na Dark Web - mas a Cloudflare tem-se escusado a tomar posição, dizendo que não se quer envolver com os conteúdos, e que trata todos os sites da mesma forma.

... Cara Cloudflare, quando se tratam de ideologias destas, não há neutralidade possível, ou se está a compactuar com elas ou - de preferência - se opta por combatê-las: não há meio termo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Nota que a Cloudflare não está exactamente sozinha, pois a EFF também defende a liberdade de expressão na internet, mesmo nestes casos limite: https://www.eff.org/deeplinks/2017/08/fighting-neo-nazis-future-free-expression

    Pessoalmente, dou mais valor à opinião de organizações cujo objectivo é defender as liberdades civis do que a megacorporações que só querem maximizar o lucro.

    ResponderEliminar