2017/08/02

Notícias do dia

Quem usar drones com câmaras em Portugal estará a cometer uma ilegalidade a não ser que tenha pedido as devidas autorizações; o Tesla Model 3 vem com câmara a filmar o habitáculo; Vic Gundotra reacende guerra entre fanboys dizendo que nunca utilizaria um Android para fotos; o Android ganha Nearby Connections 2.0 para simplificar ligações "offline"; e o TVAddons está de regresso e a pedir ajuda para lutar.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo gadget da semana para te oferecer: um mini-tripé da Xiaomi que também serve de selfie stick.

Facebook prepara "janela virtual" para falar com amigos



A Amazon, Google, Apple, Microsoft e Samsung têm apostado em produtos que deixam os seus assistentes à distância de um pedido de voz em nossas casas, e não será surpresa que o Facebook também esteja a trabalhar em algo idêntico, mas que poderá ser revelado apenas no próximo ano.

Dizem os rumores que o Facebook já está a testar um aparelho que pretende facilitar as videochamadas, e que praticamente pretende ser uma "janela virtual" que permite às pessoas estarem em contacto umas com as outras. Será uma resposta ao Echo Show da Amazon (que também já tem um modo que permite ver o que se passa do outro lado sem que a pessoa tenha que atender)... mas que, considerando a aposta do Facebook na Realidade Virtual, também abre potencialidades bastante mais abrangentes a longo prazo.


Google Classroom passa mil milhões de "trabalhos de casa"



A par da ofensiva dos Chromebooks, a Google espera conquistas as escolas com o Google Classroom e já superou os mil milhões de trabalhos de casa entregues nesta plataforma. Este sistema promete facilitar a vida a professores e alunos, e foi também alvo de melhoramento com base nas sugestões de quem o utiliza: o Google Classroom passa a ter um modo de visualização "por aluno", permite a reorganização de aulas, classificações com pontos decimais, transferência de aulas entre professores, etc.

Numa altura em que por cá se vai finalmente tratando de acabar com os manuais físicos (e a consequente carga nas mochilas dos alunos)... faz-nos perguntar porque motivo ainda temos professores a fazer testes de escolha múltipla com bocados de papel cortados e colados numa folha... e que depois têm que ser classificados manualmente quando poderiam ter essa classificação completamente automatizada...


Tim Cook espera que China volte a permitir VPNs



Confrontado com a questão da remoção das apps de VPN da App Store na China, Tim Cook disse que a Apple não tinha outra opção a não ser seguir as leis locais, mas aproveitando para dizer que esperava que esta fosse uma medida temporária, e que a inovação necessita de liberdade de comunicação e cooperação.

Considerando que a Apple necessita de recuperar terreno na China... não seria boa jogada estratégica entrar em conflito directo com o Governo. Ainda assim, Tim Cook disse que a Apple faz questão de exprimir a sua opinião "usando os canais adequados"; faltando saber se a China estará disposta a ouvi-la...


Skype já permite enviar dinheiro via PayPal em Portugal



Temos visto muitos serviços que facilitam o envio de dinheiro entre amigos fazerem sucesso... mas apenas noutros países. Pois bem, desta vez não ficamos esquecidos, e também em Portugal se poderá fazer o envio de dinheiro no Skype usando PayPal.

A funcionalidade está disponível na versão mais recente da app do PayPal (Android e iOS), usando-se a opção "Find" durante uma chamada, seguida de "Send Money". Depois basta escrever o montante e confirmar... e já está.

É certo que já podemos fazer o mesmo directamente através do PayPal, mas para aqueles que usarem o Skype como ponto central das suas comunicações no dia a dia, será bastante mais prático poderem fazer essas transferências sem terem que saltar entre apps.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)