2017/08/30

Notícias do dia

As assistentes digitais Alexa e Cortana vão trabalhar em conjunto; a Microsoft lançou uma app de SMS para Android; o YouTube ganhou novo logotipo e funcionalidades nas apps; a botnet WireX usou mais de 100 mil Androids infectados por 300 apps na Play Store; e a Apple quer filmes 4K a $20 mas Hollywood não concorda.

Antes de passarmos às notícias, esta semana não estamos a oferecer uma prenda, nem duas... mas sim sete leitores USB de cartões microSD. Não há desculpa para não conseguirem ganhar um! :)

711 milhões de emails apanhados em lista de spam




Para a maioria das pessoas o spam é "aquela coisa" que quase sempre vai para automaticamente à pasta respectiva, tirando os emails ocasionais que conseguem chegar à caixa principal - mas para nos dar uma melhor ideia da escala do problema, um investigador conseguiu aceder a um dos servidores que controla o spambot "Onliner" e descobriu listas com 711 milhões de endereços de email.

Ainda mais preocupante é que por lá também existe uma lista com cerca de 80 milhões de credenciais de acesso a servidores SMTP (a maioria de utilizadores legítimos que tiveram esses dados roubados via malware), que são usados para enviar o spam de forma distribuída.

Podem (e devem) dar um salto ao "Have I Been Pwned" onde poderão ver se o vosso email ou username já andar a circular nas listas de dados roubados que circulam pela net, e agir em conformidade...


Skype ganha editor de código no browser para entrevistas




Fazer entrevistas de emprego para programadores torna-se bastante mais simples no Skype, que agora passa a contar com um editor de código em tempo real que permite ao entrevistado demonstrar as suas capacidades em directo para o entrevistador. Nesta fase inicial são suportadas as linguagens C, C++, C#, Java, JavaScript, Python, e Ruby, que já cobrirão a grande maioria das necessidades neste campo.

... Sou só eu que estou a imaginar que isto também poderá ser uma excelente ferramenta para dar aulas de programação remotas via Skype? :)


Bitcoin aproxima-se dos 5 mil dólares



Depois de ter superado os 2 mil dólares em Maio, os Bitcoin continuam numa subida que já os fez passar os 3 mil e os 4 mil dólares, e ontem tendo chegado aos 4700 dólares... valor que, a este ritmo, faz antever que a marca dos 5 mil dólares seja ultrapassada em breve.

A cada patamar surgem os novos avisos e receios de que a moeda volte a cair a pique... mas o que é certo é que isto faz com que quem tiver comprado Bitcoins no início de Junho já tenha duplicado o seu investimento em apenas dois meses (ou sextuplicado face ao início do ano!)

P.S. O Ethereum e Litecoin também têm estado em alta.


Anamorphic vai mostrar profundidade das fotos nos iPhones com 2 câmaras



A Apple cria um mapa de profundidades usando as duas câmaras no iPhone 7 Plus, que é usado para aplicar o efeito de focagem selectiva, mas isso é algo que é processado internamente. Com a chegada do iOS 11 a Apple vai disponibilizar essa informação aos developers, e uma das primeiras apps a tirar partido disso será a Anamorphic.

Para além de aplicar efeitos de cor e focagem às imagens, a app irá mostrar em tempo real o mapa das profundidades calculadas pelos iPhones com 2 câmaras, que este mês deverá alargar-se aos novos iPhone 7S Plus e iPhone 8.


Backblaze revela fiabilidade dos discos


A Backblaze, serviço de backup ilimitado na cloud, partilha regularmente relatórios sobre a fiabilidade dos mais de 80 mil discos rígidos que utiliza para guardar os dados dos clientes, e já revelou os resultados referentes ao segundo trimestre de 2017.

Tirando os casos de duas séries de discos de 4TB da Seagate que têm tido uma percentagem de falhas extremamente altas (30%!) é bom verificar que praticamente todos os discos das restantes marcas se comportam de forma excepcional - com especial destaque para a Toshiba, que é a única marca a conseguir o pleno de ter tido 0% de falhas nos seus discos de 3TB, 4TB e 5TB neste período. Os discos de 6TB da WDC também são uma aposta segura, com zero discos avariados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]