2017/08/05

Portugal regressa com vitórias do RoboCup 2017 no Japão


O Japão pode ser um dos países que mais aposta na robótica, mas na edição deste ano do RoboCup não conseguiram evitar que uma equipa Portuguesa fosse lá vencer três modalidades desta competição mundial.

O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, voou até ao outro lado do mundo para mostrar o que valia no RoboCup 2017, e os resultados não podiam ter sido melhores. As suas três equipas, compostas por alunos dos 11 aos 19 anos, venceram as três modalidades em que concorreram: On Stage, Soccer Lightweight League e Rescue Line.

São diferentes os desafios em cada uma delas. Se no Soccer Lightweight temos robots a jogar futebol e a tentar marcar golos (e defender também), no Rescue Line a missão é de busca e salvamento, com o robot a ter que navegar por um percurso cheio de obstáculos e armadilhas. Já no On Stage, a componente criativa e de originalidade é essencial, pois têm que criar um robot capaz de "dar show" num palco.

Parabéns a estes campeões mundiais que demonstram que, mesmo com todas as dificuldades nas escolas nacionais, é possível estar no top. Agora imagine-se o que seria possível caso estas actividades fossem apoiadas e incentivadas devidamente...





2 comentários:

  1. Primeiro parágrafo: evitar

    (far)oeste! \m/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, é indirecta para um dia destes fazermos uma competição "apanha as gralhas"! :)

      Eliminar