2017/08/10

Tesla já tem hardware 2.5 melhorado para condução autónoma


A Tesla prometeu que todos os seus carros vendidos após Outubro de 2016 seriam capazes de condução autónoma por intermédio de uma actualização de software, mas um recente upgrade ao hardware do sistema começa a lançar dúvidas sobre a viabilidade dessa promessa.

Desde o ano passado que os automóveis da Tesla vêm equipados com o hardware completo mesmo que os clientes não paguem por essas opções, sendo isso explicado pelo facto dos carros estarem a ser usados como cobaias virtuais para refinar o sistema de condução autónoma: conduzindo "virtualmente" em modo autónomo e comparando esse resultado com aquilo que o condutor está realmente a fazer.

No entanto, se a nível das actualizações de software a Tesla se tem revelado um exemplo a seguir, por outro lado também se vê na ingrata posição de lidar com a rápida evolução tecnológica, que faz com que o hardware rapidamente fique ultrapassado num par de anos - coisa que ajudará a explicar porque motivo já está a usar um "Hardware 2.5" para o sistema de controlo, mais potente, e que tem levantado preocupações sobre se realmente será possível implementar condução 100% autónoma no hardware actual.

A Tesla já desvalorizou esta situação, dizendo que na verdade o novo sistema melhor seria equiparado a um "2.1" e que não é assim tão mais potente que a versão 2.0 lançada desde o ano passado, e que tem total confiança que esse hardware seja capaz de fazer a condução autónoma tal como prometido. (De referir que também já tinha sido dito que a marca estaria disposta a oferecer os "upgrades" necessários, caso o hardware se viesse a revelar insuficiente.)

Seja como for, até que essa tão aguardada actualização seja efectivamente disponibilizada, tudo não passa de promessas e mais promessas... e a este ritmo, qualquer dia as pessoas começam a trocar os seus Tesla sem nunca as terem visto concretizadas.

1 comentário:

  1. Eu tenho curiosidade em saber o que os upgrades de hardware (e software) acrescentam à condução autónoma, ou seja, que novas situações são agora contempladas que antes não eram? :) Venham daí as patch notes.

    ResponderEliminar