2017/09/25

Apple Watch 3 pode ser recarregado nalguns carregadores Qi


A presença da Apple no consórcio Qi deu finalmente frutos com a chegada dos iPhone 8 e X, mas também o Apple Watch 3 parece ter sido contagiado ligeiramente pela adopção de um sistema standard, aparentemente podendo ser recarregado nalguns carregadores Qi não oficiais.

O Apple Watch marcou a entrada da Apple nos sistemas de carregamento wireless, mas onde embora recorresse a um sistema baseado no Qi apenas funcionava com carregadores wireless aprovados pela Apple. Com a chegada dos iPhone 8 e X, ambos compatíveis com carregadores Qi, também o Apple Watch parece ter sofrido algumas alterações, e já pode ser recarregado com carregadores Qi não oficiais.

A questão é que, pelo menos por agora, é quase uma "lotaria" saber quais é que poderão recarregar o smartwatch da Apple... pois há modelos de marcas conhecidas que não o conseguem recarregar, enquanto que outros de marcas "desconhecidas" têm funcionado.

De qualquer forma, nesta fase está tudo de olhos postos no AirPower da Apple que deverá chegar no próximo ano, e que será uma evolução do sistema Qi, permitindo carregar múltiplos equipamentos em simultâneo em cima de uma só base - uma tecnologia que a Apple está a disponibilizar para que seja integrada no standard Qi para que todos possam tirar partido dela (finalmente, um pouco de bom senso num mundo que continuamente insiste em criar sistemas incompatíveis e que só prejudicam a adopção deste tipo de tecnologias).

Eventualmente, deixaremos de nos preocupar se um dispositivo tem uma ficha lightning ou micro-USB ou USB Type-C... bastará pousá-los em cima de uma base de carregamento e está feito.

1 comentário:

  1. O que dá para recarregar com o AirPower:
    - iPhones 8, 8 Plus e X (os outros também dão, com uma capa especial)
    - Apple Watch - há quem diga que é apenas a série 3, outros que dá para todas
    - Nova caixa para AirPod
    O que falta saber é o preço, até que ponto é "fast charging" e quando está disponível em 2018. Mas é normal que apareçam carregadores compatíveis, agora, não se saber por que é que uns carregam o Apple Watch 3 e outros não, tá castiço.

    ResponderEliminar