2017/09/17

Como controlar as lâmpadas YeeLight da Xiaomi com o Google Assistant


No outro dia vimos como por o Google Assistant sempre à escuta num Raspberry Pi, hoje vamos ver como o podemos usar para controlar as lâmpadas inteligentes YeeLight da Xiaomi.

Longe vão os tempos em que ter lâmpadas "inteligentes" implicava pagar uma fortuna por cada uma delas. A família YeeLight da Xiaomi é disso exemplo, actualmente permitindo-nos encontrar coisas como lâmpadas RGBW por pouco mais de 10 euros; fitas LED RGB por menos de 20 euros; ou luzes de tecto por 50 euros. Mas, como já referimos por diversas vezes, lá por se ter lâmpadas inteligentes não quer dizer que a sua utilização seja automaticamente mais prática.

Embora se possa continuar a utilizar estas luzes de forma convencional (no interruptor de parede) as suas vantagens vão muito para além disso; o problema é que não é pratico estar a arrancar uma app de cada vez que se quer acender, pagar, ou mudar a cor ou intensidade de cada lâmpada. Muito mais prático será simplesmente dar um comando de voz através do Google Assistant; e felizmente o sistema Yeelight já conta com integração oficial com o Home Assistant (anteriormente tinha que se fazer a ligação através do IFTTT, usando o Google Assistant como trigger, com os comandos pretendidos, e as acções através do serviço Yeelight no IFTTT - técnica que ainda por ser utilizada, para opções ainda mais variadas).

O processo é bastante simples, sendo apenas necessário que inicialmente emparelhem as lâmpadas usando a app da Xiaomi (e certificando-se que escolhem o servidor de Singapura e não o da China), e de seguida adicionando as lâmpadas ao Google Assistant. Depois... é só atribuírem os nomes pretendidos a cada lâmpada... e pedirem ao Google Assistant para fazerem o que quiserem com elas: acender, apagar, ajustar a intensidade ou até mudar de cor, no caso das fitas e lâmpadas RGB.

8 comentários:

  1. Isto é possível fazer em Portugal? Ou é mais uma daquelas coisas que só é possível fazer em US?

    ResponderEliminar
  2. Tenho lâmpadas Yeelight integradas no meu Google Home e funcionam perfeitamente!... Falando em Inglês, claro, porque a Google ainda não estendeu estas capacidade ao Português, nomeadamente ao Português de Portugal...

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar