2017/09/17

EDP cede dados de clientes à MEO e NOS?

Segundo uma investigação do jornal Expresso, aquilo que há muito se suspeita é mesmo uma realidade: a EDP cede dados dos clientes à MEO e NOS, mesmo quando estes declaram expressamente que não querem os seus dados partilhados com outras empresas.

Grande parte dos portugueses até já considera "normal" ser frequentemente assediado por alguns dos nossos operadores - ao ponto de já se terem profissionais na arte de detectar números destes operadores e ignorá-los ou bloqueá-los; mas para aqueles que ainda não o são, poderão achar achar suspeito que essas chamadas comecem a acontecer após terem feito um contrato ou alteração de contrato com a EDP.

Aparentemente essa suspeito terá sido confirmada, referindo que a EDP cede dados dos clientes à MEO e NOS; e que no fundo serve apenas como uma confirmação de algo que há muito se suspeita, mas que até ao momento parece não ter dado qualquer fruto. Já em Março de 2015 a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dadps) estaria a investigar queixas referentes a esta mesma situação, com todos os envolvidos a negarem categoricamente a partilha, compra ou venda de dados dos respectivos clientes. Mais de dois anos mais tarde, as suspeitas continuam e a CNPD parece ainda não ter chegado a qualquer conclusão quanto à sua investigação...

Talvez quando por cá tivermos direito a um incidente equivalente ao Equifax nos EUA, finalmente se passe a dar um pouco mais de valor aos dados dos portugueses. Mas antes disso, seria conveniente a CNPD "bater o pé" e começar a aplicar algumas multas verdadeiramente dolorosas a todas as empresas que forem apanhadas a fazer estes negócios obscuros com os (nossos) dados... de modo a que o assunto ficasse logo resolvido pela raiz.

Querem partilhar os dados? Que o façam com o consentimento dos seus clientes. Por mim, acho que um desconto de 25% na mensalidade seria um excelente incentivo para permitir a partilha dos meus dados com quem quisessem... :P

9 comentários:

  1. "Ceder" é um eufemismo para "vender", certo?!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Vendem e não é só à Nos e Meo. Também recebi telefonemas da Vodafone. E era claramente um "cedência" da EDP. Os telefonemas eram feitos para o meu telefone mas perguntavam: "É o senhor António?".E porquê? O senhor António tinha feito um pedido de ligação de electricidade para obras e dado o meu contacto para ir ao local com a EDP. E por isso apenas a EDPcomercial tinha a ligação entre o meu número e o nome dele.. Foram dois meses de telefonemas de todas as operadoras.

    ResponderEliminar
  4. Podem ter a certeza que sim! Fui fazer um contrato de eletricidade para uma casa nova na quinta-feira sexta era um forró de chamadas de comerciais de todos os ISP. Um abuso!!

    ResponderEliminar
  5. Nem disfarçam. Lembro me perfeitamente da minha última troca de casa. No dia que liguei para a EDP. Ligaram me umas 8 vezes entre Nos e MEO. Um deles foi directo ao assunto "caso esteja a pensar mudar de casa." Lembro me que fiquei surpreendido mas era demasiado evidente que foi no dia do contacto com a EDP que aconteceu . Claramente .

    ResponderEliminar
  6. mais uma vitima aqui. Mas a vodafone tambem está incluida.

    ResponderEliminar
  7. Nem mais. Tal e qual, muda-se de casa...ligas para a EDP para colocar um serviço, começas logo a ser bombardeado pelo pessoal da meo. "Já tem serviço MEO? e não está a pensar mudar de casa?"

    ResponderEliminar
  8. Quando mudei de casa há uns dois anos, contratei eletricidade da Ylce.pt e não passei pelo que o resto do pessoal aqui descreve, mas se tivesse passado por isso, acho que teria feito tudo quanto pudesse para denunciar o abuso, mesmo que no imediato não significasse muito...
    Essas situações não podem ser admitidas.

    ResponderEliminar
  9. Será que o novo regulamento de proteção de dados pode vir a diminuir estas situações?

    ResponderEliminar