2017/09/27

Firefox Quantum chega em Developer Edition


As remodelações que a Mozilla anda há muito a preparar para o Firefox do futuro começam finalmente a chegar mais perto do público, com o lançamento do Firefox Quantum em versão Developer Edition.

O Project Quantum consistiu em, essencialmente, reconstruir um browser completamente de raiz para enfrentar as novas exigências da web moderna, em que as páginas se aproximam mais de mini-programas a correrem nos browsers do que meras páginas estáticas com texto e imagem.

Mesmo estando ainda em desenvolvimento, os resultados já demonstram todo o trabalho que foi efectuado, com este Firefox Quantum a ser duas vezes mais rápido que o Firefox tradicional; e tirando automaticamente partido dos processadores multi-core e de 64 bits.

Com tantas alterações e um novo interface, será apenas natural que muitos fãs do Firefox fiquem um pouco apreensivos quanto a este novo Firefox... mas desde que a mudança seja para melhor, não demorará muito para que passem a considerar o Quantum como o verdadeiro Firefox, deixando o outro para trás, arquivado nas suas memórias. Mas ainda faltam muitas coisas novas que chegarão nos próximos meses, como o Quantum Render, optimizado para GPUs para acelerar a apresentação das páginas; ou um sistema que garantirá que as páginas abertas em background não interfiram com o desempenho das páginas abertas activas.

... Parecem-me estar no bom caminho... mesmo se com os habituais bugs por limar (afinal, é uma Developer Edition!)

1 comentário:

  1. Olá. O Firefox 57 (aka Firefox Quantum) já chegou a Beta. As melhorias são notórias. :-)

    ResponderEliminar