2017/09/20

Google prepara novo Chromebook Pixelbook

Parece que a Google se prepara para regressar às origens da marca Pixel e lançar um novo Chromebook de luxo, mas desta vez sob a designação Pixelbook.

O Chromebook Pixel (e o Pixel 2 que se seguiu) mostraram que a Google era capaz de criar máquinas "de luxo" que serviam como referência na gama Chromebook - e que muitos não se importariam de ver transpostas para outros sistemas operativos. E agora, parece que vamos ter direito ao seu sucessor... que já chega atrasado.

O Chromebook Pixel original foi lançado em Fevereiro de 2013, tendo tido direito a uma actualização em Março de 2015. Mantendo o mesmo intervalo, seria de esperar um novo Pixel (Chromebook) em Abril deste ano... mas tal não veio a acontecer, fazendo temer que a Google se tivesse esquecido deste equipamento. Afinal, parece não ter passado de um simples deslize ou ajuste de calendário, para dar lugar a uma ligeira actualização da marca, que passará a Google Pixelbook.


Considerando que o Pixel anterior já vinha com 8GB e 16GB de RAM, é de esperar que este novo modelo não fique abaixo disso, e os preços de que se falam parecem comprová-lo: fala-se que a versão de 128GB irá custar $1199, a de 256GB passa para os $1399, e a de 512GB sobe para uns $1749 que, definitivamente, não parecem ser nada compatíveis com o estatuto dos Chromebook (e sem esquecer que o anterior Chromebook Pixel a $999 já era considerado uma exorbitância!)

Outra diferença é que este Pixelbook será um modelo convertível, podendo ser usado como portátil convencional ou rodando o ecrã para se transformar num tablet - tendo também um Pixelbook Pen sensível à pressão a acompanhá-lo (por $99 extra).

Sinceramente, não posso dizer que fique contente com esta tendência dos fabricantes inverterem a esperada tendência de nos trazerem melhores equipamentos a preços mais baratos... em vez disso estão descaradamente a tentar subir os preços para patamares cada vez mais irrealistas. Resta-nos esperar que o mercado lhes demonstre isso mesmo...

1 comentário: