2017/09/19

HP actualiza Workstation Z8 - até 3TB de RAM


A HP actualizou a sua gama de computadores Z8, e agora será difícil não encontrar uma máquina à altura para todo e qualquer tipo de trabalho mais exigente.

Os computadores em "caixote" podem ter perdido um pouco de protagonismo face aos elegantes ultrabooks e PCs All-in-One, mas quando se precisa de potência com fartura, nada lhes chega perto; e basta olhar para as novas workstations Z8 da HP.

Na sua versão topo de gama, permite levar dois CPUs Intel Xeon Skylake-SP com até 56-cores no total,até 3TB de RAM (24 módulos DDR4-2666), capacidade de disco "à discrição" - incluindo SSDs de 4TB, SSDs PCIe, discos SATA convencionais, etc-  ethernet GbE e 10 GbE, 9 slots PCIe (4 PCIe 3.0 x16, 3 PCIe 3.0 x8, 2 PCIe 3.0 x4), 8 portas USB 3.1 (incluindo Type-C), e Thunderbolt 3 (estranhamente, um opcional). Para garantir que não falta energia a tudo isto, e o que mais se quiser acrescentar (como quatro placas gráficas) há opções para fontes de alimentação a começar nos 1125W e podendo ir até aos 1700W.

O preço base começa nos $2439... mas não se deixem enganar. Se equiparem com dois dos Xeon mais potentes, 3TB de RAM, placas gráficas à altura e SSDs como o que uma máquina destas pede... facilmente se pode estar perante uma conta de mais de 20 mil dólares... Mas, se tiverem um patrão simpático e conseguirem convencê-lo de que é preciso uma máquina assim para trabalharem em condições, não custa tentar! :)

1 comentário: