2017/09/18

Notícias do dia

A EDP cede dados de clientes aos operadores de telecomunicações; CCleaner 5.33 oficial vinha com malware de origem; a Apple testou o iPhone X em Lisboa; a correia do Apple TV Remote custa mais que um cabo lightning a sério; como controlar as lâmpadas YeeLight da Xiaomi com o Google Assistant; as fantásticas ilusões em vídeo de Kevin Parry; os preços do iPhone X na Europa e onde é mais barato; os smartphones "full-screen" são o fim da diferenciação dos smartphones; e ainda o caso do Pirate Bay por browsers a render Monero com o Coinhive.

Nota especial: tendo em conta a realização do Pixels Camp no final do mês, o nosso habitual meeting mensal vai ser antecipado já para este sábado (dia 23).

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que é o último dia para responderem à pergunta que vos pode valer uma extensão de tomadas múltiplas com portas USB da Xiaomi.

Apple proíbe apps "anti-vírus" na App Store



Finalmente, com a chegada do iOS 11, a Apple decidiu que era tempo de acabar com as apps que prometem fazer algo que não podem fazer: como as apps "anti-vírus" para iPhone...

A Apple já tem removido várias destas apps da App Store ao longo dos últimos meses/anos, mas agora fica explícito que uma app não deverá indicar fazer um serviço (como a "pesquisa de vírus e malware") que não pode fazer - já que no iOS as apps estão completamente isoladas umas das outras.

... Não seria má ideia incluir neste lote as apps que prometem melhorar a bateria... ;P


Samsung permite desactivar botão Bixby



A Samsung tem tantas esperanças para o seu assistente Bixby que até aplicou um botão dedicado a isso nos Galaxy S8 e Note 8. Infelizmente, o posicionamento desse botão faz com que sejam frequentes as activações acidentais do mesmo - e a Samsung vem reconhecer isso mesmo com uma nova opção oficial que permitirá desactivar o funcionamento do botão Bixby.

Infelizmente ainda não se trata daquilo que a maioria dos utilizadores poderia querer, de atribuir uma função programável ao botão (por exemplo, para lançar outra app à sua escolha) - algo que algumas apps já tentaram fazer mas cujo funcionamento foi bloqueado pela Samsung. Esperemos que mudem de ideias quanto a isso... será melhor aceitarem que cabe ao utilizador final poder decidir como quer usar o seu smartphone.


Waze com Spotify chega ao iOS



Depois do Android é a vez do Waze para iOS ganhar integração com o Spotify. Isto permite que os utilizadores possam escolher um destino e iniciar a navegação enquanto estão na app do Spotify, ou de ter acesso às suas playlists do Spotify enquanto navegam com o Waze - e também permitindo saltar entre ambas as apps (quando estão parados).

Considerando que são ambas apps "obrigatórias" para qualquer iPhone (e também para qualquer Android, entenda-se) é daquelas sinergias que só se podem aplaudir e apreciar.


Huawei manda indirecta ao iPhone X



Já são conhecidas as ambições que a Huawei tem para o seu Mate 10, que se espera ser um concorrente à altura do novo iPhone X da Apple, e por isso mesmo - agora que são conhecidos os argumentos do iPhone X - a Huawei não deixa escapar a oportunidade para dizer que o "verdadeiro smartphone com AI" ainda está para chegar... e será o Mate 10.

Considerando que a Apple também aplicou núcleos de processamento dedicados à Inteligência Artificial no seu novo chip A11, será bom que a Huawei tenha mesmo algo de muito melhor para mostrar... pois não seria bom correr o risco de desapontar o mercado nesta altura do campeonato. Saberemos em breve, pois o Mate 10 é apresentado no dia 16 de Outubro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




1 comentário:

  1. Por aqui confirma-se a possibilidade de desactivar o botão Bixby!
    Só falta mesmo poder associar o botão a outra app.

    ResponderEliminar