2017/09/08

Notícias do dia

Leak da Equifax revela dados de 143 milhões de norte-americanos; há rumores de que a Google poderá comprar a HTC; a curiosa origem dos "bugs" nos computadores; temos o Xiaomi Mi A1 a €189 (ou menos, se gostarem de dourado); o Indiegogo promete controlo mais apertado para os projectos; e investigadores descobriram como controlar Siri e Alexa com comandos de voz ultrasónicos inaudíveis.

Antes de passarmos às notícias, relembro que esta semana teremos exemplares do livro FCA C# 7.0 com Visual Studio para oferecer.

Smartphone RED vai usar ecrã lightfield da Leia



Posso não acertar nos números do Euromilhões mas há coisas em que ainda vou acertando. O muito aguardado smartphone RED Hydrogen avançou finalmente mais alguns detalhes quanto ao seu ecrã holográfico e - tal como tinha previsto - vai ser mesmo um ecrã lightfield da Leia.

Supostamente esta tecnologia será capaz de simular imagens 3D realistas, sem necessidade de óculos, mas teremos que esperar mais um pouco para sabermos se realmente a promessa será concretizada (uma vez mais, considerando a reputação da RED, acho que não se arriscariam a apostar em algo que não estivesse à altura das expectativas).


Disney Movies Anywhere corta acesso à Microsoft



Relembrando-nos o motivo pelo qual só se deve aceitar conteúdos livres de DRM, eis que a Disney decidiu que o seu programa Disney Movies Anywhere vai deixar de integrar as compras feitas na loja da Microsoft. O serviço permite que os clientes vejam os seus filmes mesmo que tenham sido comprados noutras lojas (como o iTunes, Amazon ou Google Play)... mas agora abandonando a Microsoft.

O único lado positivo, se assim se puder dizer, é que os clientes continuarão a ter acesso aos filmes já comprados (por outro lado, quase seria bom que assim não fosse, para demonstrar a volatilidade dos serviços na cloud)...


Google Drive para PC/Mac desaparece a 12 de Março de 2018




O Google Drive para PC/Mac deixa de ter suporte a partir de hoje, e começará a apresentar avisos aos utilizadores a partir do próximo mês, pois irá parar de funcionar em Março de 2018. Em sua substituição a Google recomenda a utilização dos novos Backup and Sync (sim, aquele que tem estado a duplicar as fotos dos utilizadores) ou, no caso das empresas, o Drive File Stream, que permite o acesso aos ficheiros no Google Drive via streaming, assim poupando o espaço local no disco.

... Confesso que ainda não tenho grande confiança nestes novos Backup and Sync...



Google Assistant vai servir de tradutor e fica mais inteligente


A Google está a investir em força no seu Google Assistant (a guerra pela melhor inteligência artificial vai ficar cada vez mais renhida nos próximos anos) e no Google Developer Days na Europa foram reveladas algumas novidades bastante interessantes.

Por exemplo, o Google Assistant vai poder servir de tradutor via um pedido como "Ok Google, be my <spanish> translator", e em que as frases ditas irão ser traduzidas (em voz e texto) para a língua referida. Outras melhorias são a nível do contexto, com uma pesquisa do tipo "mostra-me fotos do Thomas" a ter em consideração as últimas coisas que pesquisamos, diferenciando entre fotos do "Thomas - o comboio " ou um Thomas jogador de futebol, por exemplo.

E por fim, algo que certamente virá dar muito jeito... podemos pedir ao Google para nos ajudar a encontrar um filme com o actor X e onde acontece "isto ou aquilo"... :)





Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. Uma dúvida. Com o encerramento da Google Drive, também perdemos o que está na Google Photos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a app que desaparece (substituida pelas novas)... o serviço mantém-se como sempre, com todos os dados que lá estão. Tal como o Google Photos.

      Eliminar