2017/09/03

Testa a velocidade de internet no Google


É conveniente ir testando se o serviço de internet pelo qual pagamos está a cumprir com o que é contratado, e fazer um teste de velocidade de acesso à internet é algo que já nem obriga a visitar nenhum site específico, pois pode ser feito a partir de uma pesquisa no Google.

Por norma, a maior parte das pessoas recorre ao site do Speedtest da Ookla para verificar a velocidade das suas ligações, sendo um bom indicador para nos mostrar se a ligação está ao nível esperado. O problema é que esse teste nos liga a servidores do nosso operador... o que nos dá um bom indicador da velocidade efectiva, mas que nem sempre é coincidente com a velocidade real que temos ao aceder a internet de uma forma geral (aliás, não faltam casos de pessoas que mesmo com 100Mbps se queixam de mal conseguirem ver um vídeo do YouTube sem paragens, ou que certos downloads são feitos a velocidades bastante mais reduzidas).

Para se ter uma ideia mais real do que se possa ter em termos reais, bastará pesquisarem por Speedtest ou speed test no Google; já que nos resultados surgirá um cartão interactivo que permite realizar um teste de velocidade directamente e sem sair dessa página.

Como exemplo da discrepância que se pode obter, embora no teste do Speedtest feito para um servidor da Vodafone no Porto tenha obtido valores de 205Mbps de download e 22Mbps de upload, usando o teste da página de resultados do Google esses valores foram de apenas 56Mbps e 5.8Mbps.



Este teste de velocidade já começou a ser disponibilizado pela Google há cerca de um ano... mas é daquelas coisas que muitas pessoas continuam a desconhecer, daí voltar a relembrá-lo.

5 comentários:

  1. Pois há cerca de um ano não me aparecia o cartão e agora continua a não aparecer. Ainda deve estar em fase experimental ;)

    ResponderEliminar
  2. Aqui acontece o mesmo. Não me aparece o cartão.

    ResponderEliminar
  3. siga: http://speedtest.googlefiber.net/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/9/17 20:49

    Não aparece essa caixa. Mas o http://speedtest.googlefiber.net funciona.

    ResponderEliminar