2017/09/09

Xiaomi Mi A1 só vem com 4 apps "extra"

Uma das vantagens dos smartphones com Android One é reduzirem o "bloatware" adicionado pelos fabricantes, e o novo Mi A1 da Xiaomi não é excepção.


Quando avançámos com a possibilidade de a Xiaomi estar a preparar um smartphone com Android One, poucos eram os que acreditavam que tal fosse possível. Ver esta marca a abdicar do seu MIUI ou ter imaginar uma parceria entre a americana Google e a chinesa Xiaomi pareciam propostas difíceis de realizar. Pois bem, o mundo da tecnologia mostra que os impossíveis não existem, com o lançamento do Mi A1 com Android One, um smartphone que instantaneamente passou para o topo da lista dos mais desejados para muitos compradores (com um preço de 189 euros não é difícil).

Mas, não ter o MIUI a correr no Mi A1 não implicava necessariamente que a Xiaomi prescindisse de adicionar apps adicionais. Quem já utilizou um smartphone desta marca chinesa sabe que pode contar com um leque alargado de apps pré-instaladas que, para nós ocidentais, têm um interesse muito reduzido. Felizmente, não é o caso...

O Xiaomi Mi A1 só apresenta quatro aplicações para além das que vêm com o Android One, sendo que duas delas serão obrigatórias para tirar partido do próprio smartphone: a app da câmara (o Android / Android One ainda não está preparado para lidar com câmaras duplas) e o Mi Remote, que permite usar o emissor IR para controlo remoto. As duas apps adicionais são a app de feedback, para contactar a Xiaomi, e a Mi Store para acesso aos produtos da mesma - apps que o utilizador poderá desinstalar se assim o entender.

... Um exemplo a seguir por outros fabricantes, que deviam considerar seriamente disponibilizar versões Android One dos seus smartphones mais populares...

9 comentários:

  1. As atualizações vão ser feitas pela Google ou pela xiaomi ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Android One, as actualizações são feitas pelo fabricante do tlmv, ao contrario dos updates dos nexus/pixel

      Eliminar
  2. Pelo que tenho lido será mesmo a Google.

    ResponderEliminar
  3. Pena que os botões não sejam touch como nos Nexus e pixel.
    Vou estar atento às primeiras reviews... Vão fazer aqui no site? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora pois claro... já está encomendado desde o primeiro dia. :)

      Eliminar
  4. Só o facto das línguas é que me está a... Nem pensar isso não ter tuga. Ela matava-me!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao princípio só dizia inglês e chinês. Mas agora no Gearbest, além da referência "Multi language", nas respostas às perguntas a quem perguntou se tinha italiano e russo confirmaram que sim.
      Sobre PT (PT-BR ou PT-PT) sabe-se alguma coisa?

      Eliminar
  5. Esse smartphone da foto é o novo Mi A1 ou é um Mi 5?

    ResponderEliminar