2017/10/01

Bosch troca chaves de automóvel por app no smartphone


Perder a chave do carro vai tornar-se numa coisa do passado, graças ao sistema Perfect Keyless da Bosch que troca a chave física pelo smartphone que transportamos diariamente para todo o lado.

As fechaduras inteligentes têm tido dificuldade em substituir as fechaduras tradicionais em nossas casas, mas no segmento automóvel suspeito que a coisa será bem diferente, devido ao facto da maioria das pessoa já confiar (ou estar dependente) de chaves electrónicas ou até já usar sistemas "keyless".

Com a app Perfect Keyless da Bosch, a tradicional chave física é substituída pelo smartphone, usando o Bluetooth para autenticar o condutor automaticamente assim que se aproxima do veículo e trancando-o quando se afasta, sem necessidade de qualquer interacção manual com a app ou veículo (para além de abrir / fechar a porta). Mas, os utilizadores contam com vantagens adicionais, como a facilidade de partilharem e gerirem o acesso ao veículo como bem entenderem... o que também se transforma numa vantagem adicional para serviços de car sharing e outros que possam usufruir de chaves temporárias que possam ser disponibilizadas (e revogadas) remotamente.

Outro detalhe sempre interessante, é que a cada chave está associada toda a programação dos parâmetros do veículo, pelo que o utilizador terá o assento do condutor, espelhos retrovisores, estações de rádio, e tudo o mais, devidamente ajustado à sua medida...

... Agora só falta a Bosch expandir isto às fechaduras e chaves de casa, e fica com um ecossistema completo que muitos utilizadores apreciarão. ;)

3 comentários:

  1. assim sem ler mais nada para além de ver o video: "Ficou sem bateria no tlmv? Paciência, hoje anda de transportes públicos", "Perdeu o tlmv? Não há problema, é um 2 em 1, perdeu também o carro", and son on, and so on... Claro que as chaves físicas lhes podem acontecer a mesma coisa (pelo menos algumas), mas para mim prefiro de longe ser tradicionalista do que ficar dependente deste tipo de sistemas de segurança para coisas como a casa ou o carro.
    Mas é o futuro, é inegável, contra factos não há argumentos, com tudo de bom e de mau que isso trás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a tecnologia fosse usada DEVIDAMENTE a nosso favor... E não como vai acontecer... (Que nesse caso mesmo que exista algo do tipo que irei falar agora, lá no fundo será para monitorar ou espiar, alguém irá fazer isso alguma hora) como por exemplo... O smartphone, fosse algo mais seguro, com um sistema anti falhas, (não o lance de formatarem seu telefone e vc perdeu, entre outras coisas) mas por um instante, imagina comigo como seria ótimo ter um smartphone, ou um dispositivo como um relógio do tamanho de um smartphone... Ou menor.. umas 4 polegadas, que ficasse com você, fosse suas chaves, monitoradas sinais vitais, etc... E em caso de roubo, sem os devidos processos tal relógio iria automaticamente enviar um chamado a polícia, com o GPS ligado e restaria todos os seus dados exceto a parte do "aparelho roubado, GPS ligado" (o sistema anti falhas que comentei). Você acha que dessa forma que eu disse seria tão ruim assim?

      Eliminar
    2. Desculpa os erros, o corretor não ajuda e está tarde.

      Eliminar