2017/10/26

Cardiogram chega ao Android Wear


A recolha da frequência cardíaca pelos smartwatches com Android Wear torna-se finalmente mais útil com a chegada da app Cardiogram ao Android e Android Wear.

Os sensores de frequência cardíaca nos smartwatches e wearables são o exemplo perfeito de como os dados, por si só, de pouco ou nada servem se não tiverem o tratamento adequado. Quem visitar o Google Fit para ver uma lista interminável de medições que foram feitas rapidamente deixará de o fazer... e esses dados, caso estejam a ser recolhidos (incrivelmente, temos smarwatches que só fazem a recolha desses dados manualmente) acabam por não ser utilizados para nada.

Felizmente, a app Cardiogram vem dar uma ajuda, permitindo fazer uma análise bastante mais útil destes dados, tais como a tendência da frequência cardíaca em repouso ou durante actividade física e, não menos importante... também chega com app para Android Wear.


Finalmente, os utilizadores ficam com a possibilidade de registar automaticamente a frequência cardíaca a cada 5 minutos (ou noutro período que desejem), para além de também o poderem fazer de forma contínua (a cada segundo) durante os modos de actividade contínua.

A única parte menos boa é que por agora esta funcionalidade parece não estar disponível para todos os Android Wear (lá se vai a suposta uniformidade da plataforma), mas poderão usá-la em smartwatches como o LG Watch Sport, Huawei Watch 2, Polar M600, e até o próximo Misfit Vapor que promete ser um smartwatch Android Wear de luxo na casa dos $200.

A app Cardiogram usa um sistema de rede neural DeepHeart que já demonstrou a sua capacidade de detectar problemas cardíacos com grande fiabilidade... e sem dúvida que será uma grande mais valia para quem quiser tirar real partido dos dados recolhidos pelo seu smartwatch. Só falta incluírem o Huawei Watch 1 à lista de smartwatches suportados! ;P

Actualização: afinal também funciona no Huawei W1, teve é que levar um restart do smartphone e do smartwatch para poder ser instalada!

2 comentários:

  1. no meu caso no Huawei W1 instalei a primeira sem reboot

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Nexus 6 deve andar com paranóias de vir a ser substituido por um A1, na app do Android Wear já nem apresenta os watch faces... grrrr....

      Eliminar