2017/10/09

Elon Musk critica câmara Clips da Google


O fundador da Tesla e SpaceX não parece estar muito satisfeito com a câmara inteligente da Google, dizendo que nem sequer se dá ao trabalho de parecer um produto "inocente".

Elon Musk tem tido uma voz bastante crítica quanto aos sistemas de inteligência artificial, mas nem o facto da Google Clips fazer todo o seu processamento localmente sem enviar imagens para a cloud parece ter sido suficiente para acalmar a sua desconfiança sobre uma câmara que estará continuamente a monitorizar tudo o que vê e que determina, por ela própria, quais os momentos que interessará registar para a posteridade.



Talvez Musk esteja preocupado com o potencial para abuso que poderá advir de uma qualquer actualização futura (que até possa ser feita sem o conhecimento do utilizador); ou então será apenas o seu habitual receio de que a inteligência artificial se possa vir a tornar numa grande ameaça para a humanidade, se não for desenvolvida com regras bem definidas.

Seja como for, cada vez mais fica bem patente que a utilização da tecnologia acaba implicitamente por significar que se confia nas partes envolvidas... de outro modo, poderiam ser os fundadores da Google (e muitos outros potenciais clientes da Tesla) a não acharem grande piada que o seu Model 3 venha com uma câmara apontada para o interior do carro e que também poderia sofrer do mesmo problema.

... Para quem não for nessas coisas de "confiança" tem uma solução bem simples para ambos os casos: tapar as lentes a não ser quando estiver disposto a assumir que poderá estar a ser observado! :)

3 comentários:

  1. e tem razão, um gajo tá a dar a pinada perto da cam, ela regista, um hacker apodera-se e lá estamos nos no red tube :)

    ResponderEliminar
  2. Com estas posicoes o EM esta apenas a por se ao lado das entidades que vao regular esta area conseguindo influenciar estas entidades. Ele precisa de AI mais que ninguem, tem mais dados que a Clips da Google algumas vez tera. Esta apenas a ser um bom gestor.

    ResponderEliminar
  3. Quando vi oeste novo gadjet da Google lembrei-me imediatamento do filme "The Circle" [http://www.imdb.com/title/tt4287320/]
    O filme não é fenomenal, mas é uma bela chamada de atenção para as questões de privacidade.

    ResponderEliminar