2017/10/02

Notícias do dia

A Vodafone e NOS vão partilhar rede de fibra e mobile; a Bosch troca chaves de automóvel por app no smartphone; falamos do Macrium Reflect, um software gratuito para backups (que é o que eu utilizo); ecrãs QD-LED prometem superar os OLED; o Commodore C64 também vai ter versão "mini"; imagens do Huawei Mate 10 Pro aparecem na internet; espreitamos alguns posters de 5 painéis baratos para preencher as paredes com estilo; e ainda vimos Elon Musk apostar no BFR para o futuro da exploração espacial; assim como os problemas da filtragem automática de conteúdos com direitos de autor.

Antes de passarmos às notícias, relembro que estamos na recta final do passatempo "gadget da semana" que vos pode valer duas fitas LED RGB - e que também temos livros SQL da FCA para oferecer. :)

Sony prepara PSVR com earphones integrados

A Sony apresentou-nos os óculos PlayStation VR há quase um ano, e achou que estava na altura de uma remodelação. Os novos óculos PSVR não têm mudanças significativas (a nível técnico não é referida qualquer alteração) mas contam com alguns pormenores que simplificarão a sua utilização.

Para começar, temos finalmente uns auriculares integrados que eliminam mais o cabo de headphones a "chatear-nos"; e também uma nova processor unit (a caixa que faz a interligação dos PSVR com a PS4) com suporte para vídeo HDR. Na actual, quem desejar ver conteúdos HDR tem que desligar fisicamente a caixa... (E para quem estiver a pensar se será possível trocar só esta caixa, não é, pois estes novos PSVR também vêm com um cabo diferente e mais fino).

Para quem estiver a pensar comprar uns para o Natal, que preste atenção ao número do modelo para garantir que compra uns CUH-ZVR2 em vez dos CUH-ZVR1.


Chrome prepara página de flags remodelada



O Chrome pode ser um browser moderno, mas há algumas coisas onde ainda é visível a sua idade. A página chrome://flags/ onde temos acesso a muitas das opções "escondidas" é um desses casos, mas não por muito mais tempo. A equipa do Chrome está a remodelar esta página, que certamente passará a adoptar o Material Design e, no processo, também ficará mais amiga da utilização em dispositivos móveis.

... Embora seja uma daquelas páginas que poderá nunca ser sequer visitada por grande parte dos utilizadores, é bom ver que não vai ficar esquecida como parte "pré-histórica" do browser.


Apple vende mais de 1 milhão de Apple Watch por mês


Como a Apple não revela o volume de vendas dos Apple Watch, há quem tenha que lá chegar por métodos alternativos e, pelo que parece, a Apple já terá vendido 33 milhões de Apple Watch, sendo que 15 milhões terão sido vendidos nos últimos 12 meses.

Embora o segmento dos smartwatches ainda esteja a tentar encontrar o seu rumo (o desinvestimento nos Android Wear tem sido notório, com muitas marcas a abandonarem ou adiarem novos modelos), a Apple parece estar bem posicionada para continuar a promover o Apple Watch como smartwatch de sucesso... Resta agora ver que impacto terá a chegada do Apple Watch 3 com LTE, e como os operadores nos diversos países irão reagir a isso.


Google explora possibilidade de usar Project Loon em Porto Rico



A devastação em Porto Rico foi quase total, deixando milhões de pessoas sem água e electricidade - e, claro está, também sem acesso às comunicações que habitualmente damos por garantidas. A Alphabet (Google) está a explorar a possibilidade de utilizar os balões do Project Loon para acelerar a disponibilização de internet no território.

A utilização dos balões já tinha sido precisamente considerada como sendo uma óptima solução para casos de catástrofes naturais, pelo que a sua utilização bem sucedida neste "caso da vida real" seria uma excelente forma de validar o seu funcionamento. Esperemos que sim, e que possa ser o primeiro passo para um novo tipo de resposta imediata dada em casos como estes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)