2017/10/16

Notícias do dia

Foi descoberta uma falha no WPA2 que deixa WiFi em risco; novo speedtest da NOS marcado como malware pelo Windows; Huawei apresentou o Mate 10 e Mate 10 Pro; já temos a análise ao Samsung Galaxy Note 8; a OnePlus vai rectificar a recolha excessiva de dados; vimos como transformar um Sonoff num dimmer; quem procurar um portátil poderá querer aproveitar a promoção do Xiaomi Mi Notebook Pro a €756.89; e ainda a crescente vaga de publicidade fraudulenta no Facebook.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já arrancou novo passatempo do gadget da semana, que desta vez de pode valer um PowerCube da Allocacoc.

Metade dos adolescentes norte-americanos prefere o Snapchat



Mark Zuckerbeg deverá andar com a cabeça à roda, pois por mais que copie tudo o que o Snapchat vai fazendo, os adolescentes nos EUA continuam a preferir o Snapchat - e o mais preocupante (para o Facebook) é que esse tendência tem vindo a aumentar: de 17% no final de 2015, para 35% no final de 2016 e 47% neste final de 2017 (neste mesmo período a tendência de utilização do Facebook entre os adolescentes tem vindo a cair.)


É certo que isto também poderá ser atribuído, em parte, ao envelhecimento do Facebook, onde a maioria destes adolescentes terá que lidar com os pais e familiares... fazendo com que se sintam mais à vontade em plataformas em que só têm que lidar com os seus amigos e longe dos olhares indiscretos (se é que faz sentido falar disso quando se fala de "redes sociais"...) Seja como for, parece que o Facebook está com dificuldade em cativar as novas gerações... e isso será um problema que não será fácil de resolver... a não ser comprando o Snapchat em vez de o tentar copiar. ;P


Samsung lança um tracker localizador "narrowband"



Tags de localização bluetooth há muitas, mas a Samsung quer entrar no segmento estreando um novo canal de comunicações (NB-IoT, Cat.M1) concebido para dispositivos da Internet of Things, com consumo de dados bastante reduzido. O resultado é um pequeno nódulo que se poderá colocar numa mochila, usado como porta-chaves, ou até num animal de estimação, e que permitirá acompanhar a sua localização usando uma combinação de sistemas: torres celulares, GPS e WiFi.

Este Samsung Connect Tag permitirá assim combinar as vantagens dos trackers bluetooth, com a versatilidade de se localizar algo mesmo quando não se está dentro do raio de detecção (e sem depender de uma rede de outros utilizadores que possam passar perto dele). Tudo ficará agora dependente do preço a que este localizador chegar ao mercado...


Google protege Android contra vulnerabilidade WiFi




A vulnerabilidade "Krack" no WiFi WPA2 deixou todos os utilizadores (que se preocupem com segurança) bastante preocupados, mas a Google já veio dizer que o problema já foi resolvido na 
mais recente actualização de segurança. Se tiverem um Android com actualização de 6 de Novembro de 2017 (ou mais recente) já não terão que se preocupar com esta situação.

... Claro que milhões de Androids nunca irão receber esta actualização... mas esperemos que isso comece a mudar com a proliferação do novo Android 8.0, que promete resolver a questão das actualizações independentemente do fabricante... em teoria.


Bitcoin sobe quase 100% em 30 dias



A euforia dos Bitcoin parece não conhecer limites, e se a 15 de Setembro tínhamos cada Bitcoin a valer cerca de $3000, actualmente ele já se aproxima dos $6000 (ontem chegou aos $5850). Claro que nada impede que a qualquer momento estes $6000 teóricos se transformem em $3000, ou $2000, ou zero... Mas por outro lado, também nada os impede de continuarem a subir, e subir... e eventualmente concretizar as previsões daqueles que dizem que daqui por alguns anos, cada bitcoin poderá valer cerca de 500 mil dólares.

... Se assim for, cá estaremos para dizer que "eu bem vos avisei" a todos os que se irão massacrar dizendo "e eu que não comprei Bitcoins quando aquilo estava apenas a $6000)... ou então para relembrar do dinheiro que pouparam, caso o investimento tenha corrido mal! :)



Curtas do dia


Resumo da madrugada





3 comentários:

  1. Sou só eu que acho estranha esta frase, "Se tiverem um Android com actualização de 6 de Novembro de 2017 (ou mais recente) já não terão que se preocupar com esta situação."

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://abertoatedemadrugada.com/2017/05/android-o-vai-resolver-problema-das.html

      Eliminar