2017/10/03

Notícias do dia

Salas de cinema NOS vão ter WiFi; a Samsung ganha mais com iPhone X do que Galaxy S8; a Tesla ainda só fabricou 260 Model 3 desde Julho; o Pixel 2 XL "copia" o LG V30; o Galaxy Note 8tem fluidez próxima da dos Pixel; os Museus adaptam-se para atrair a "geração Selfie"; e alterações no sistema de envio parecem limitar o Spain Express da Gearbest apenas para produtos caros.

Esta semana já está a arrancar novo passatempo FCA, e o primeiro passo consiste em escolher qual dos três livros FCA mais vos interessa.

Já todos podem contribuir para o Google Street View... por $3500



Os entusiastas que quiserem expandir a cobertura do Street View da Google já o podem fazer, mas não ficará barato. A Insta360 Pro é primeira câmara "Street View ready", capaz de captar imagens a 360º com resolução 8K a 5fps - mas considerando o seu preço de $3499... ainda não será desta que esta capacidade chega ao público em comum.

A câmara poderá ser controlada directamente a partir da app do Street View, mas também será possível enviar as imagens a partir do software Insta360 Sticher que acompanha a câmara. (Considerando a quantidade de câmaras que começam a ser utilizadas nos automóveis, um destes dias torna-se desnecessário usar estas câmaras específicas... os próprios carros farão isso automaticamente.)


Royole já passa os mil milhões de dólares para criar ecrãs dobráveis



A Royole conseguiu em apenas quatro anos atingir o estatuto de "unicórnio", tendo superado os mil milhões de dólares de investimento e já tendo sido avaliada em mais de 3 mil milhões; tudo devido ao seu processo de fabrico que permite criar os mais finos ecrãs AMOLED de sempre, com apenas 0.01mm de espessura.

É uma tecnologia que se espera ver "explodir" nos próximos anos, com o surgimento de dispositivos com ecrãs de dobrar e enrolar, assim como o de aplicação de ecrãs a superfícies irregulares.


Windows Server 2003 vulnerável usado para gerar Monero



As moedas digitais continuam a incentivar aqueles que procuram o lucro fácil, e depois dos sites que usam os browsers dos visitantes para gerar dinheiro, temos um novo ataque que se aproveitou de vulnerabilidades no Microsoft IIS 6.0 (do velhinho Windows Server 2003) para os infectar com programas de geração de Monero - o "Bitcoin" anónimo.

Embora o suporte para o Windows Server 2003 tenha terminado em 2015, a MS ainda disponibilizou uma actualização de segurança em Junho de 2017. Mas o ideal, para quem ainda utilizar um sistema operativo com quase 15 anos, será considerar a migração para um sistema operativo mais moderno e seguro.


Microsoft termina Groove Music e recomenda Spotify



A Microsoft decidiu finalmente deixar de tentar "reinventar a roda" e coloca um ponto final no Groove Music, anteriormente Xbox Music, mas cuja origem na verdade ainda remonta à era Zune. Para o futuro a Microsoft recomenda a utilização do Spotify (facilitando o processo de transferência de playlists) sendo que a app Groove continuará a existir, mas dedicada exclusivamente à reprodução de música local (ou no OneDrive).

... Desculpem-me se pareço demasiado insensível à morte do Groove... mas ainda sou do tempo em que a MS apostava no DRM "Plays for Sure"... e que, sem grandes surpresas e depois de várias complicações, veio a ter os seus servidores desactivados em 2008, garantindo que essas músicas não iriam garantidamente "play for sure"!


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)