2017/10/31

Notícias do dia

Novas imagens revelam um OnePlus 5T com ecrã total e com apresentação marcada para 16 de Novembro; fomos ver que tal se comportam os mais recentes DJI Mavic Pro Platinum e Spark; a Uber abre um Greenlight Hub no Porto; a Nikon P1000 poderá estar para breve e vir com zoom óptico de 125X; e ainda o desespero de esquecer o PIN de $30000 em Bitcoin.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que podem (e devem) participar no passatempo do gadget da semana, que desta vez vos pode poupar os pulsos: um rato vertical ergonómico.

Apple poderá deixar de usar componentes Qualcomm



A batalha nos tribunais entra a Apple e Qualcomm poderá tornar-se numa derrota para a Qualcomm mesmo que eventualmente os tribunais lhe dêem razão. Isto porque a Apple parece estar empenhada em cortar completamente com todos os chips da Qualcomm utilizados em iPhones e iPads já no próximo ano, podendo recorrer à Intel e à MediaTek como alternativas.

... Isto assumindo que a Apple não se aventura a criar os seus próprios chips de comunicação, tal como já fez a nível dos processadores; mas mesmo que o quisesse fazer, seria algo que ainda demoraria alguns anos até dar frutos. Daí que, não fiquem surpreendidos se no próximo ano viermos a ter iPhones... com MediaTek! :)


Microsoft encerra Outlook Premium



A tentativa da Microsoft em cobrar por funcionalidades extra no Outlook, com a modalidade Outlook Premium, chega ao fim, demonstrando que não terão havido clientes suficientes a aderir a este serviço - embora algumas das suas vantagens transitem para os clientes do Office 365.

Tempos houve em que pagar por um serviço de email era algo mais comum, particularmente quando se considerava que os serviços gratuitos tinham limites na ordem dos 20MB (que serão ridículos relembrar nos dias de hoje). Mas depois com a chegada do Gmail e 1GB de espaço gratuito, tudo mudou... E não será fácil tentar convencer os utilizadores a voltarem a pagar para terem um serviço de email "melhor" quando as opções gratuitas são boas que cheguem.


Google está a bloquear acesso a documentos sem motivo



Utilizar serviçod na cloud pode ser bastante conveniente... até ao momento em que deixa de o ser. Que o digam os utilizadores do Google Docs que estão a ser impedidos de aceder aos seus documentos por uma alegada "violação dos termos de serviço".

Neste caso parece que tudo não passa de um bug, pois os utilizadores afectados dizem ser documentos perfeitamente banais e normais; mas sem dúvida que isto fará levantar preocupações quanto aos riscos de ter a Google (ou outros serviços idênticos) a inspeccionarem tudo o que os seus utilizadores façam - mesmo sendo em documentos supostamente "privados".



China faz descontos de 15% nos iPhone 8



As vendas abaixo do esperado dos iPhone 8 estão a deixar as grandes lojas chinesas preocupadas, e algumas delas já começaram a oferecer 15% de desconto para os tornarem mais apelativos para os consumidores.

O iPhone 8 parece ser estar a ter as piores vendas de lançamento de um iPhone nos últimos anos, algo que poderá ser explicado por: por um lado temos os iPhone 7, ainda perfeitamente válidos, a um preço mais reduzido e potencialmente mais apetecível; por outro, temos o iPhone X, que se torna no verdadeiro "novo iPhone" deste ano. (Vai ser interessante ver como tudo isto irá afectar o planeamento da Apple para os iPhones do próximo ano: irão adoptar o design do X para todos, ou manter a diferenciação?)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



1 comentário: