2017/10/13

SSD MSATA de 256GB por €71


Que os SSDs são componentes indispensáveis para acelerar os computadores actuais já todos sabemos, o que nem todos sabem é que se pode ter acesso a SSDs MSATA de 256GB a preço bastante acessível.

De pouco serve investir num computador com o CPU mais rápido do mercado se depois ele passar a maior parte do tempo à espera de um disco que "vagarosamente" tem que posicionar as suas cabeças de leitura sobre a pista desejada e esperar que o prato rode até ter os dados na posição pretendida, são dezenas ou centenas de milisegundos responsáveis pelos atrasos que tantas frustrações geram entre os utilizadores, e que se complicam ainda mais quando temos diferentes processos a tentarem fazer operações simultâneas, atrasando os acessos ao disco para níveis "desesperantes".

Um SSD soluciona isso ao trocar o disco rotativo por memórias flash, de acesso muito mais imediato e sem limitações mecânicas, proporcionando uma diferença abismal na utilização de um computador. Operações que poderiam demorar minutos podem agora ser feitas em poucas dezenas de segundo, e abrir 3 ou 4 programas em simultâneo é algo que nem nos obriga a ir beber um café (ou chá).

Este SSD KingSpec MSATA anuncia velocidades de 510MB/s de leitura e 223MB/s de escrita, com 5000 IOPS de leitura e 2200 IOPS de escrita (blocos 4KB). Está disponível em capacidades de 64GB, 128GB e 256GB; mas hoje é a versão de 256GB que merece o destaque, pois recorrendo ao código de desconto MSATA256 fica com o preço reduzido para 71 euros.

Se vos bastar um disco de 128GB, o preço é de 59 euros, mas considerando a diferença para o de 256GB, penso que será mais vantajoso optar pelo modelo de maior capacidade. É que, como bem sabemos, isso de ter "espaço a mais" num disco é algo que rapidamente desaparece... :)

1 comentário: