2017/11/07

Bug no iOS 11.1 transforma i em A


As acusações de bugs no iOS 11 não param, e desta vez é o mais recente iOS 11.1 que também demonstra ter algumas coisas por corrigir, ao insistir em trocar a letra i para um A com um símbolo especial ao lado.

O "auto-correct" dos teclados já é frequentemente causador de mensagens embaraçosas, mas desta vez nem sequer se consegue compreender a tentativa de correcção que o teclado oficial do iOS 11.1 está a tentar fazer. Ao tentar escrever-se a letra i fica-se sujeito a que o teclado automaticamente o converta numa letra A com um símbolo estranho ao lado.

A Apple já está ao corrente do assunto, e a sua recomendação para os utilizadores (até que o problema seja corrigido na próxima actualização) é a de recorrer à funcionalidade de "Text Replacement" nas definições do teclado.


A funcionalidade de substituição de texto é útil para se escreverem coisas longas usando apenas um atalho (por exemplo: transformar "eee" no vosso endereço de email completo, ou qualquer outra coisa que utilizem frequentemente) mas neste caso será utilizada apenas para contornar o problema da substituição, definindo-se que o atalho "i" escreva a letra "I".

Como utilizo os teclados Gboard e Swiftkey no iOS, ainda não me deparei com este bug (nem sei se afectará também o dicionário em português ou apenas o inglês dos EUA), mas se estiverem a desesperar com isso, já sabem o que fazer.


P.S. E mais uma vez se comprova que a Apple deveria disponibilizar o teclado "separado" do sistema, (assim como outras apps) para que neste tipo de coisa pudesse fazer a actualização sem ter que a adiar até ao lançamento de uma actualização do iOS...

1 comentário: