2017/11/16

Como actualizar os Xiaomi com a XiaoMiTool

Actualizar as ROMs dos Xiaomi ou até mesmo trocar da ROM chinesa para a Global (ou outras alternativas) não tem que ser uma dor de cabeça, e com o XiaoMiTool tudo se torna bem mais simples, até para quem não percebe "destas coisas".


Quando se trata de actualizações nos smartphones, nem sempre se consegue ter a paciência necessária para aguardar que chegue a nossa vez para receber o tão esperado update. Confesso que sou daqueles que não consegue estar muito tempo à espera, pelo que muitas vezes opto por meios alternativos para instalar as actualizações. Com o tempo, tenho vindo a moderar este hábito, mas ainda me lembro de passar noites em claro depois de decidir instalar uma actualização à meia noite (o que poderá correr mal, certo?). E,claro que alguma coisa corria mal, obrigando a perder mais algumas horas para resolver a situação.

A Xiaomi já iniciou a distribuição da actualização para a MIUI 9, estando nesta altura já disponível na versão chinesa para 18 modelos. A versão Global está mais atrasada, mas já é algo habitual neste sistema de actualizações da Xiaomi. Nesta altura, o Redmi Note 4X, Mi 6 e Mi Max 2, são dos poucos smartphones que já tiveram direito à MIUI 9.


No Redmi Note 4X, como estava com a versão developer, tive de instalar a versão global manualmente. Há várias formas de o fazer, mas a mais simples de todas é através da fabulosa ferramenta XiaoMiTool.

Esta é uma aplicação que permite actualizar os smartphones da Xiaomi de uma forma bastante simples, de forma a que mesmo quem não tenha grandes conhecimentos o consiga fazer. Basta fazer download da aplicação, instalar a mesma e depois seguir as instruções que vão aparecendo no ecrã. É tudo de tal forma simples, que nem se justifica apresentar ecrãs com os passos a executar. Acreditem, é mesmo só seguir as instruções que a aplicação vai apresentando... e ter paciência, pois alguns dos passos podem demorar algum tempo e fazer com que o smartphone se reinicia por múltiplas vezes... mas é só esperar.


Caso não tenham o bootloader desbloqueado, só podem efectuar a instalação através da recovery original. No caso do Mi 6, a ROM Global que aparecia disponível ainda era a MIUI 8, mas no site da MIUI,  já está disponível a versão da MIUI 9. Optei assim por fazer este download e depois escolhi a opção de instalar uma ROM indicada por mim, neste caso, a do download.

Mais uma vez, foi só seguir as instruções. Há apenas um pequeno truque que devem ter em atenção. Além do USB debugging (depuração) activado e a ligação ao PC autorizada, a cada reinício (vão ser vários), vão ter de escolher a opção de transferência de ficheiros, no tipo da ligação USB. Mas de resto... não têm que se preocupar com mais nada - sendo também o método mais simples e prático de, quem tiver um Xiaomi com ROM chinesa, o mudar para a versão Global, se assim o desejar.

2 comentários:

  1. Para já ainda sou fã da xiaomi.eu e o TWRP. Também já tem OTA na miui 9 mas eu faço o download da rom e a instalação manual. Hábitos...

    ResponderEliminar
  2. Que artigo fantástico. Esta casa melhora de dia para dia.

    ResponderEliminar