2017/11/10

Como criar um dashboard com informação na web


No seguimento de actualmente se poderem encontrar tablets a preços bastante económicos, hoje trago-vos uma sugestão sobre como os podem transformar em mostradores para praticamente tudo o que desejem.

Quer seja para dar uso a um tablet velho, ou um tablet que queiram destinar a essa função (e outras) não há nada melhor do que aproveitar o ecrã do mesmo para nos apresentar informação útil quando o temos colocado num suporte de parede: coisas como notícias, informação do estado do tempo, etc. etc. Infelizmente, a minha pesquisa por apps para este fim revelou-se bastante limitada (mas também pode ser a minha falta de jeito para encontrar apps no meio de milhões delas)... mas lá pelo meio dei com este The Dash.

O The Dash não é uma app mas permite criar dashboards na web contendo todo o tipo de informação que se deseje. Adicionar uma coluna com as últimas notícias do Google News, ou de uma pesquisa no Twitter é algo que se pode fazer de forma instantânea, assim como adicionar blocos com informação do estado do tempo, horas, assim como símbolos e imagens. Em poucos segundos podem ter algo como o que se segue, para mostrarem em qualquer dispositivo que tenha um browser - sendo que também podem definir se querem os vossos dashboards disponíveis publicamente ou se são privados.


As possibilidade são muito mais vastas, como podem ver na imagem inicial, com diversos exemplos que vão desde dashboards noticiosos a outros que fazem o tracking do peso, passos dados e exercício; no entanto, para a maioria deles já será necessário optar-se por uma das modalidades pagas, pois a modalidade gratuita apenas nos deixa usar as coisas mais básicas (mas que ainda assim, já poderão ser suficientes para muitas situações).

... Caso conheçam alguma solução melhor para criar um "dashboard" com bom aspecto num tablet, deixem ficar as sugestões nos comentários. :)

5 comentários:

  1. Grafana ou kibana.

    Continuação de um bom trabalho e obrigado

    ResponderEliminar
  2. estou a criar um pelo openhab2 com o tablet da amazon. Quando estiver quase concluido partilho

    ResponderEliminar
  3. Além do Kibana e Grafana existe o Splunk (apesar de ser um produto pago existe uma versão usável - Splunk Light).

    ResponderEliminar
  4. obrigado bitfhacker vou testar o splunk, kibana e grafana para ligar a bds oracle são mais complicados o splunk tem add-on obrigado

    ResponderEliminar