2017/11/30

Datally da Google poupa dados nos Android


Gerir o consumo de dados das apps fica mais fácil nos Android, com o lançamento da app Datally da Google.

Não há nada pior do que ter alguma app a gastar dados mobile e não se poder fazer nada para a impedir a não ser desligar o acesso aos dados mobile, e no processo impedindo também outras apps que nos interessam de manter essa ligação. Isso foi algo que a Google começou a resolver no Android 7, permitindo desligar os dados selectivamente, app por app, mas para quem estiver numa versão anterior ou quiser uma forma mais simples e prática de gerir esses consumos, deverá experimentar esta Datally da Google.

A app Datally - já disponível na Play Store - acaba por ser uma evolução da app Triangle que a Google estava a testar há alguns meses, mas reduzindo no número de opções para a tornar mais simples de utilizar.

Nesta, temos três objectivos principais:
  1. Facilitar a visualização de que como se estão a usar os dados mobile, com gráficos horários, diários e mensais.
  2. Controlar que apps estão a gastar dados e bloquear as que não se consideram prioritárias.
  3. Reduzir o consumo de dados através de compressão de dados e utilização de hotspots WiFi públicos (que também contam com avaliação por parte dos utilizadores, para determinar a sua qualidade).

Para fazer este controlo a app usa Datally usa uma VPN da Google, que poderá também servir como factor de descanso adicional ao utilizar um hotspot público - deixando de lado algumas opções mais "complicadas" que se tinha na Triangle, como a disponibilização de dados por app por tempo pré-programado (que provavelmente seriam pouco utilizadas).

... Ao menos desta vez a Google optou por disponibilizar a app para todo o mundo, em vez de a restringir apenas a alguns países - pelo que se torna numa app obrigatória para todas as pessoas que se preocupem com o consumo de dados nos seus Android.


1 comentário: