2017/11/15

Fechadura inteligente Xiaomi Aqara


A família de dispositivos inteligentes para a casa da Xiaomi não pára de aumentar, e para além dos sensores e controladores, temos também fechaduras electrónicas.

Embora confiar o acesso a nossa casa a uma fechadura inteligente seja um passo difícil de dar, é apenas natural que, para quem já tiver automatizado as luzes, estores, porta de garagem, e até o alarme... inevitavelmente começará a pensar porque motivo ainda continua a ter que usar as chaves "à moda antiga" sempre que quer entrar ou sair de casa.

Esta fechadura Xiaomi Aqara oferece praticamente tudo o que se possa pedir de uma fechadura electrónica: temos a possibilidade de a abrir usando a app, impressões digitais, um código PIN, um cartão wireless, ou ainda uma chave física (obviamente, como último recurso).


Na parte do código PIN a fechadura suporta o sistema "anti-cópia" em que podemos introduzir números aleatórios antes e depois do código correcto, para dificultar o processo a quem estiver a tentar espreitar o código.

Obviamente temos acesso a todos os registos de quem entrou e saiu, e podemos também definir acessos separados para diferentes pessoas e dizer que determinado código só funciona em determinada hora... e tudo mais que se possa querer fazer e que seria impossível com uma fechadura "tradicional" - incluindo a possibilidade de confirmar que a porta ficou efectivamente trancada quando já estão a quilómetros de casa (e mesmo que não estivesse, poderão trancá-la remotamente.)

Com um preço de 202 euros, confesso que - mesmo não imaginando tão depressa trocar a fechadura da porta de casa para uma fechadura electrónica - fico tentado a explorar que tal é que uma coisa destas se comportaria...  :)

6 comentários:

  1. Eles antes de mais deveriam era de melhorar a APP, pelo menos em Android é uma miséria.

    ResponderEliminar
  2. Será que é compatível com as Portas Europeias ou teríamos que fazer uma Porta Nova?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É essa a grande questão... estava com esperança de que um especialista em portas pudesse dar o seu feedback. :)

      Eliminar
    2. Também gostaria de saber a pergunta de 1 milhão de euros . Tenho andado a avaliar Smart locks e ainda não tinha reparado nesta da xiaomi.

      Eliminar
  3. Vamos que o Mr. Locksmith @youtube faço o teste.

    ResponderEliminar
  4. Aquele momento em que pensas que toda a informação da app está online nos servidores da xiaomi...

    ResponderEliminar