2017/11/12

Mini autocarro autónomo em Las Vegas tem acidente no primeiro dia


O primeiro dia de funcionamento de forma "oficial" de um mini-autocarro sem condutor em Las Vegas já seria motivo de notícia... mas neste caso foi notícia por ter estado envolvido num acidente.

Um acidente no primeiro dia de operação de um autocarro autónomo seria o tipo de coisa que todos os que estão contra estas tecnologias mais desejariam... mas, mais uma vez, o que não fica imediatamente visível nos títulos é que o acidente foi provocado por outro veículo conduzido por um condutor humano.

Na verdade tratou-se de um simples toque, provocado por outro condutor ao fazer marcha atrás sem ter reparado que estava o mini autocarro atrás de si, e que apenas provocou algumas ligeiras amolgadelas nos painéis do veículo. Ainda assim, houve vozes que criticaram o facto do veículo não ter feito o suficiente para evitar o acidente, dizendo que se fosse um condutor humano teria feito marca atrás ou tocado a buzina - e dizendo que também o veículo autónomo deveria estar programado para essas eventualidades.

Segundo os criadores deste mini-autocarro, o veículo está de facto habilitado a fazer essas manobras para evitar acidentes, mas dizem que neste caso o autocarro tinha outros veículos atrás de si, o que impossibilitou a tentativa de escapar ao acidente (embora algumas pessoas digam que havia espaço suficiente para recuar - coisa que seguramente será clarificada ao analisarem-se os dados registados pelos sensores). Quanto ao tocar da buzina... se calhar não será má ideia pensar-se nessa possibilidade... mas se calhar com um limite de actuação, pois parece-me provável que qualquer sistema autónomo se possa tornar um pouco neurótico e predisposto a ir com a buzina sempre a tocar, depois de alguns minutos a lidar com a forma de conduzir dos humanos. :)

2 comentários: