2017/11/13

Notícias do dia

O Face ID do iPhone X foi enganado por máscara básica (e também há relatos de iPhone X com riscos verdes no ecrã - que nem sequer podem ser disfarçados com wallpapers anti-recorte); no Android 8.1 temos mais explicações de como as apps gastam bateria, para além de poupar espaço nas apps pouco utilizadas; o OnePlus 5T apareceu na net antes da apresentação oficial; espreitamos a "magia" das demos de 256 bytes; e ainda vimos como transformar um sensor de portas da Xiaomi em interruptor de parede de baixo custo.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que estamos no último dia para poderes ganhar um dos exemplares do livro FCA escolhido para este mês: Business Intelligence.


Alibaba facturou mais de 25 mil milhões de dólares no Single's Day



Para se ficar com uma ideia do peso dos saldos chineses do Single's Day (11/11) - que nesta altura também já se espalham pelo mundo todo - bastará olhar para o gigante Alibaba que este ano vendeu mais de 25 mil milhões de dólares em produtos, representando novo recorde com aumento de quase 40% face às vendas do ano passado.

Não menos interessante é ver que 90% das compras foram feitas a partir de dispositivos móveis... o que poderá servir de "aviso" para todas as lojas que ainda pensem que ter um site acessível a esses dispositivos não é importante...

... Vender mais de mil milhões de dólares, por hora (em média), ao longo de todo o dia... é obra! (Nota: 7 mil milhões foram logo nos primeiros 30 minutos.)


PayPal facilita juntar dinheiro em grupo com Money Pools



O PayPal quer facilitar o processo de angariação de dinheiro para compras conjuntas, com os Money Pools. Os utilizadores podem criar uma "pool" para os fins que bem entenderem (por exemplo, compra de uma prenda para um amigo comum), e dizer se cada pessoa deve contribuir com um valor fixo ou à sua escolha, assim como a data de encerramento para essa angariação. No final, espera-se que o objectivo tenha sido atingido, sendo também possível ver quem é contribuiu ou não.

Por agora parece que é uma funcionalidade reservada apenas aos EUA, mas esperemos que o PayPal se lembre que o resto do mundo também tem amigos e beneficiaria desta funcionalidade. ;P


Xiaomi Mi Home prestes a receber fechaduras inteligentes



O ecossistema de equipamentos inteligentes da Xiaomi não pára de aumentar, e com a última actualização chega a curiosa referência de que também teremos fechaduras inteligentes para breve.

... As fechaduras inteligentes são daqueles equipamentos que a maioria das pessoas ainda não se sentirá suficientemente confortável para meter nas suas portas de casa, mas haverá inúmeras situações em que as suas vantagens já ultrapassarão os potenciais receios - por exemplo, para alugueres de curta duração tipo Airbnb e afins, onde se possa dar acessos temporários.


Actualização: e cá estão elas - fechadura Aqara e Sherlock.


Pixel e Nexus só recebem correcção do KRACK em Dezembro



As actualizações mensais dos Android podem dar a entender que os smartphones da Google ficam automaticamente imunes contra todas as falhas descobertas no mês anterior, mas nem sempre é o caso.  A vulnerabilidade KRACK que afecta as ligações WiFi com WPA2 é uma dessas excepções e a sua correcção só deverá chegar em Dezembro.

A parte "boa" é que esta falha será de risco reduzido, uma vez que as comunicações feitas pelos Android já pressupõe que o canal de comunicações possa ser vulnerável e dão uso a comunicações por canais seguros (SSL) - sendo também essa a recomendação que a Google faz a todos os developers de apps para as suas comunicações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)