2017/11/21

Notícias do dia

Europa quer usar blockchain para impedir manipulação da quilometragem nos automóveis; o domínio Ethereum.com está à venda por 10 milhões de dólares; nos EUA a Walmart enfrenta a Black Friday subindo os preços online para promover a ida às lojas físicas; e Alemanha manda os pais destruírem smartwatches para crianças que permitam escutas remotas; e a Google foi apanhada a recolher localização de smartphones Android mesmo que tenham o serviço de localização desligado.

Esta semana temos para vos oferecer um kit 10-em-1 de fotografia para maximizarem as capacidades fotográficas do vosso smartphone, e não se esqueçam que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado. :)

Discos de 14TB estão para breve



Se muitas pessoas já se renderam à conveniência da cloud para guardarem os seus dados, há aqueles que não dispensam o armazenamento local para terem total controlo sobreos seus dados, e será para esses que estes futuros discos de 14TB se poderão tornar atractivos.

A Toshiba já começou a utilizar os pratos de última geração que permitem criar discos de 2.5" de 7mm com 1TB de capacidade, e estes mesmos pratos, aplicados a discos normais de 3.5" permitirão elevar a capacidade destes até aos 14TB - e sem recorrer às técnicas de gravação de sectores parcialmente sobrepostos que tem sido usado nalguns discos para aumentar a sua capacidade.

Se estiverem a pensar criar um mega-NAS para 2018... já sabem com que capacidades irão poder contar (um NAS de 4 baías poderá potencialmente ter capacidade para 56TB de dados!)


Modo "Privado" do Firefox acelera carregamento das páginas



O novo e renovado Firefox "Quantum" tem estado a surpreender pela sua velocidade e baixo consumo de memória, e para quem quiser acelerar ainda mais o carregamento das páginas web poderá querer experimentar o seu modo Privado. Neste modo o Firefox aplica a filtragem de todo o tipo de sistemas de tracking, fazendo com que o carregamento das páginas possa ser reduzido para menos de metade.

Quem ficar fã deste modo pode aplicar as mesmas definições de filtragem à navegação em modo normal, mas depois também terá que aprender a viver sem os botões de like, tweet, partilhas nas redes sociais, etc. (Mas, felizmente, podem sempre definir uma lista de sites que devem ser excluídos dessa filtragem... pelo que é um caso a considerar. :)


Uber vai comprar 24 mil carros autónomos à Volvo



Os carros autónomos podem ainda não ser perfeitos mas, depois do programa piloto inicial, a Uber parece achar que já é tempo de trazer estes carros para a estrada, anunciando a intenção de comprar 24 mil Volvos autónomos até 2021.

Embora ainda seja uma "gota no oceano" (para referência, só em Nova Iorque a Uber tem mais de 46 mil carros a operar), não deixa de ser um sinal significativo da aposta neste sector, e que tem o potencial para rapidamente evoluir de forma exponencial, à medida que obriga a reequacionar todo o sistema de transportes "públicos" e a própria necessidade de ter carro próprio - esta última, mais a longo prazo, pois ainda irá demorar algum tempo para que estes carros autónomos consigam aventurar-se em todo o tipo de estradas...


OnePlus 5T já está à venda



O novo OnePlus 5T já está disponível para compra, e quem quiser aproveitar este dia de lançamento tem direito a algumas promoções especiais, como a possibilidade de adicionar um "Early Bird Bundle" com vidro e capa de protecção por metade do preço habitual, ficando por 22.10 euros.

Quando aos smartphones em si, o modelo de 6GB+64GB tem um preço de 499 euros; a versão de 8GB+128GB fica por 559 euros. Neste momento já estão com 4 e 7 dias de espera para a entrega, respectivamente.

... Interrogo-me é se o anterior OnePlus 5 ainda se vai tornar numa raridade, procurado por quem prefere manter o sensor de impressões digitais à frente! :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)