2017/11/09

Notícias do dia

Facebook quer combater "revenge porn" pedindo aos utilizadores que enviem as suas fotos íntimas; Altice Free Net&More dá 250MB em troca de publicidade no lock screen; como ter um iPhone X "transparente" com wallpapers do iFixit; o Honor V10 será um Mate 10 Pro mais económico; e ainda como o Facebook sugere os "amigos" desconhecidos.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já estamos a oferecer os exemplares do livro FCA escolhido para este mês: Business Intelligence.

Criador do BitTorrent anuncia criptomoeda "Chia" mais eficiente



Ninguém quer ficar de fora das criptomoedas, que facilmente podem criar milionários se obtiverem tracção ao estilo do que acontecer com os Bitcoins, e agora é a vez de Bram Cohen também entrar neste mundo. Cohen já demonstrou ao mundo que saber criar protocolos eficientes (sendo o criador do BitTorrent) e agora quer fazê-lo também para as moedas digitais, removendo a parte pouco ecológica de actualmente ser necessário gastar uma quantidade absurda de energia para gerar Bitcoins).

A sua proposta é o Chia, que em vez de poder de processamento utilizará espaço de armazenamento, permitindo a criação de moeda de forma bastante mais eficiente em termos energéticos - e, espera-se, mantendo toda a segurança associada a este tipo de transacções descentralizadas.

... No papel, parece boa ideia, faltará ver que tal resulta na prática. Saberemos no próximo ano, quando estas Chia forem postas no mercado.


Microsoft prepara "AirDrop" para Windows



Transferir ficheiros entre computadores Windows é algo que continua a ser feito via pens USB, ou partilhas na rede, ou através do email ou serviços na cloud. Nem sempre isso é o mais prático de utilizar, e por isso mesmo a Microsoft está a preparar um sistema parecido com o AirDrop da Apple, que tornará esta operação bastante mais simples entre computadores que estejam próximos.

Não estando directamente relacionado... também vamos ter direito a silenciar tabs no Edge, tal como já se pode fazer no Chrome.


Wikipedia: 1% dos editores escreve 77% dos artigos



Para um site que contém milhões de entradas sobre igual número de assuntos, poderia imaginar-se que a Wikipedia fosse escrita por um número igualmente diversificado de contribuidores. Mas, afinal, parece que não é o caso: 77% dos artigos são escritos por apenas 1% dos editores ; o que não deixa de ser uma proporção notável e que demonstra o empenho dos mesmos nesta sua função.

... Compreensivelmente, também não é coisa que dê para todos, 40% destes editores no mais activos apenas permanece nesse 1% durante cinco semanas, depois adoptando uma postura mais "relaxada".


Apple prepara iPad "full-screen" para 2018?


Já por várias vezes dissemos que, se um smartphone full-screen impressiona, um tablet full-screen impressionará muito mais; e aparentemente a Apple está a trabalhar precisamente nisso, um iPad full-screen que se poderá concretizar já no próximo ano.

Os rumores apontam para que tenha Face ID (o que seria de esperar) mas nesta geração será ainda sem ecrã OLED... que para estas dimensões se tornaria ainda mais dispendioso do que já é no iPhone X. Ou então, estaremos a caminho de um iPad de 2000 euros? ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)