2017/11/12

Rostos digitais em VR aproximam-se do "real"


Lembram-se de quando as tentativas de recriar digitalmente rostos humanos apenas serviam para nos lembrar das limitações do "uncanny valley"? Pois bem... parece que estamos finalmente a sair desse vale.

O "MEETMIKE" foi uma experiência VR criada durante a última edição da SIGGRAPH e que recriou uma versão digital do repórter Mike Seymour num ambiente VR - controlada pelas expressões do próprio.

Há que ter em conta que isto estava a ser gerado em tempo real, a 90fps, permitindo que outras pessoas que entrassem neste espaço VR pudessem falar e interagir com ele como se estivessem face a face; independentemente dos locais onde estivessem.

... Muito se avançou desde os tempos em que se considerava que "Final Fantasy - The Spirits Within" tinha pessoas digitais realistas (sendo que essas demoravam uma eternidade a serem criadas pelos computadores da altura). E por falar nisso, já estava na altura de sair outro grande filme com animação gerada por computador que nos demonstrasse novamente os limites do que se pode fazer com a tecnologia actual no que diz respeito a recriar personagens humanas.

1 comentário:

  1. Para mim ainda está dentro do vale, os dentes e boca estragam tudo.

    ResponderEliminar