2017/11/15

UC Browser desaparece da Google Play Store


O UC Browser, app para Android com mais de 500 milhões de downloads, desapareceu sem qualquer explicação da Play Store da Google.

Para quem não conhece o UC Browser, esta é uma aplicação desenvolvida pela UCWeb, empresa que pertence ao gigante Alibaba. Este browser é uma alternativa muito popular ao Google Chrome, tanto em locais onde a Play Store não está disponivel (como a China) como em países como a Índia e Brasil.

Obviamente que as teorias rapidamente começaram a surgir, de que este desaparecimento poderá estar relacionado com uma queixa relacionada com o roubo de informações que eram enviadas para servidores na China. Na Índia, segundo um relato do Times of India, a recolha de informação continuaria a ser efectuada, mesmo depois de o browser já ter sido desinstalado, o que o atiraria definitivamente para a classificação de spyware. Refira-se que este tipo de acusações não é propriamente novo, com investigadores canadianos a já terem feito referência, no passado, à possibilidade de aceder a dados sensíveis dos utilizadores através deste browser.

Mas, nesta altura, tudo isto não passa de pura especulação, pois apenas de sabe que a aplicação já não está disponível no Google Play. Assim sendo teremos de aguardar por novos desenvolvimentos. Como curiosidade, o facto de UC Browser Mini, uma versão para equipamentos com menor poder de processamento, continuar disponível no Google Play.

2 comentários:

  1. Ainda bem que eu tinha ele num outro Celular rooteado

    ResponderEliminar
  2. Pra quem não tem, é so baixar no site apk mirror:
    https://www.apkmirror.com/

    ResponderEliminar