2017/11/20

Walmart sobe os preços online para promover lojas físicas


Em semana de Black Friday, a Walmart norte-americana enfrenta este período de saldos e descontos com uma táctica diferente da que seria esperada: vai aumentar os preços dos produtos na sua loja online para promover a ida às suas lojas físicas.

Com 2.2 milhões de funcionários, é natural que a Walmart queira tirar partido daquela que é a sua maior vantagem face aos impérios online: as suas mais de 11 mil lojas físicas espalhadas por mais de 20 países. No entanto, não sei até que ponto é que a táctica de aumentar os preços na sua loja online será realmente a melhor forma de o fazer.

Penso que nesta fase é inegável o peso crescente que as vendas online têm (o gigante chinês Alibaba vendeu mais de 25 mil milhões de dólares no passado dia 11/11) e, quando um potencial cliente descobrir um preço elevado no Walmart Online, a sua primeira reacção irá ser simplesmente procurar noutra loja online e não em fazer o trajecto até à loja Walmart mais próxima... Possivelmente seria mais atractivo ter um preço concorrencial na loja online, mas oferecer algum incentivo adicional a quem optasse por fazer a compra na loja física... e aí sim, parece-me que seria uma medida com mais eficácia.

Mas, daqui por mais uma semana já saberemos se a táctica funcionou... Sendo que, de uma forma ou de outra, será sempre praticamente garantido ver-se no frenesim nas lojas com as as pessoas a correrem (e até lutarem) para conseguirem as melhores promoções - mais uma das vantagens de comprar online. :P


P.S. Não esquecer que muitas lojas, online e físicas, praticam nesta altura as "pseudo-promoções" em que os descontos acabam por ser virtuais, aplicados sobre produtos com preços inflacionados nos últimos dias, e que acabam por ficar ao mesmo preço de sempre ou com desconto efectivo bastante mais reduzido do que tentam fazer passar.

1 comentário:

  1. Sim, nada como procurar por exemplo neste comparador: https://www.deco.proteste.pt/comparar-precos para verificar se cá em Portugal as promoções são realmente bons negócios ou não... e já agora procurar também online se outras lojas não fazem melhores preços.
    Uma dica que vi numa reportagem é ir ao comércio local, que como têm menos despesas que as lojas em centros comerciais enormes podem fazer preços mais interessantes sem falar que muitas ainda fazem uma "atençãozinha" aos clientes mais sovinas.

    ResponderEliminar