2017/11/15

WebAssembly já é suportado por todos os browsers


Num raro exemplo de como as coisas podem evoluir rapidamente quando todos trabalham em conjunto em vez de discutirem entre si, o WebAssembly já é suportado por todos os principais browsers.

Há muito tempo que as páginas web têm evoluído das simples páginas com conteúdos estáticos para verdadeiros "programas" que são executados pelo browser no computador, ou dispositivos móveis, dos visitantes. O Javascript tornou-se na linguagem universal para esta função, mas à medida que a complexidade dos programas crescia, depressa se percebeu que seria necessário algo mais eficiente... e daí nasceu o WebAssembly.

Em vez das páginas descarregarem potencialmente megabytes de código javascript que tem que ser processado e compilado, o WebAssembly permite que os browsers recebam o programa em código binário já pré-compilado, poupando na transferência de dados e no tempo de compilação e optimização. E o mais significativo é que, embora este sistema tenha sido proposto há apenas dois anos, actualmente já todos os principais browsers o suportam, fazendo com que possa ser usado para todo o tipo de projectos: dos jogos (podem experimentar um jogo de demonstração) às páginas web interactivas mais complexas.

... Não seria bom se todos os avanços na web pudessem ser assim tão céleres?


5 comentários:

  1. Tanto Malware que ai vem.... tal como os miners....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errr... não faz nada que não seja possível fazer-se com javascript, pelo que nesse aspecto só poderá ajudar a criar miners (ou malware) mais eficientes... :)

      Eliminar
  2. No Mozilla Firefox é colocar: about:config no endereço e depois: javascript.options.wasm e a seguir alterar para "false" clicando duas vezes seguidas na opção (para ficar false). Depois é testar aqui: http://webassembly.org/demo/

    ResponderEliminar