2017/12/31

Apple 1 num ESP8266

O primeiro computador da Apple foi o responsável por servir como ponto de partida da empresa que hoje dispensa apresentações, mas passados 40 anos, pode agora ser emulado usando um minúsculo e ultra-modesto ESP8266.

Muitas vezes usamos exemplos do estilo "o processador num micro-ondas actual é imensamente mais capaz do que o dos computadores usados para nos levar à Lua" e outras coisas do género. Hoje, temos um exemplo ainda mais concreto, de como o Apple 1 - o primeiro computador da Apple - pode agora ser completamente emulado usando-se um minúsculo ESP8266.

Este ESPPLE emula o CPU MOS6502 usando no Apple 1 à sua velocidade original de 1MHz (sim, MHz e não GHz) e disponibiliza 20KB de RAM (bastante mais que os 4KB originais do Apple 1). Outra particularidade é a de que funciona de forma completamente wireless, recorrendo a Telnet para input do teclado (e TFTP para enviar software) e com a saída de vídeo a ser engenhosamente gerada via RF num dos pinos de saída, que pode ser sintonizada por uma televisão que esteja por perto.

Todo um imenso mundo de diferenças separa o Apple 1 original do ESP8266 que actualmente temos disponíveis por poucos euros. Mas mais interessante ainda será tentar imaginar que tipo de coisas poderemos ter disponíveis daqui a mais 40 anos? :)

1 comentário: