2017/12/02

As velocidades reais da internet da NOS


Os operadores não hesitam em nos cobrar valores elevados para termos acesso a internet de suposta alta-velocidade, mas infelizmente não nos fazem descontos por fornecerem menos de metade da velocidade prometida.

A maior parte dos utilizadores poderá sentir ocasionalmente - ou regularmente - que a sua velocidade de internet parece um pouco lenta, mas poucos serão aqueles que se dão ao trabalho de monitorizar de forma mais cuidada o serviço que lhe está a ser fornecido pelo seu operador. É aí que entra a vantagem do programa SamKnows, que disponibiliza um router que bastará integrar na rede caseira, e que se encarregará de analisar o desempenho da ligação sem qualquer chatice adicional. Depois... basta esperar pelos relatório mensais (ou ir ao site dele, ver os nossos resultados sempre que houver dúvidas).

Por exemplo, para o caso que se segue, num contrato de 120Mbps da NOS, podemos ver que durante mais de uma semana a velocidade efectiva ficou abaixo dos 50Mbps, tendo apenas num par de dias superado a marca dos 100Mbps (e que se torna mais relevante quando, há alguns meses atrás, as velocidades ficavam constantemente acima dos 100Mbps).



Claro que do lado do operador nada é dito ao cliente, quando mais imaginar-se que de forma proactiva o operador avançasse com medidas de compensar o cliente pela falha do serviço prestado... E nesse caso, quem quiser fazer valer os seus direitos, pelo menos poderá contar com estes relatórios do SamKnows para demonstrar o que se passa.

... Talvez também por cá seja altura de considerar uma medida idêntica à que falamos recentemente a respeito do reino unido, em que os operadores ficam proibidos de publicitar "velocidades teóricas" que depois não conseguem cumprir.

21 comentários:

  1. Faço também parte do programa SamKnows e posso confirmar que é isso mesmo que se passa. Existem alturas em que a velocidade é anedótica. A solução está já anunciada, mudança de operador.

    ResponderEliminar
  2. Penso que as maiores queixas são das velocidades do Wi-Fi.
    A minha sugestão é - ligar o modem da Zon/NOS a um router ac bem localizado.
    Como a rede telefónica tradicional já não serve para nada, usando as tomadas e esses fios puxem um "cabo de dados" do modem até ao router.
    O "bridge na porta 4" não tem grande ciência. As credenciais de "super-administrador" da Zon/NOS também andam por aí.
    Às vezes culpam-se os operadores quando é a rede Wi-Fi que é má. Com a NOS, a minha velocidade contratada de 120Mbps dá ligações Wi-Fi à volta dos 70 Mbps. Nem sei qual é a velocidade comligação só por cabo, mas provavelmente não andará longe da contratada.
    Quanto às oscilações de sinal. existem e são grandes. A questão é ter ou não ter uma velocidade normal alta para "absorver" as oscilações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, mas o mega router da NOS só consegues atingir 30mbps numa zona de média congestão.
      Talvez usando um router AC consegues atingir facilmente as velocidades que te vendem. Mas o problema é que as velocidades que te vendem não existem no periodo das 17 as 24h.

      Eliminar
  3. Também tenho uma WhiteBox e sou NOS. Efectivamente tive resultados um bocado anedóticos durante o verão, sendo que nos últimos 2/3 meses tenho tido velocidades à volta do contratado. De qualquer das formas não creio que estes dados valham alguma coisa numa situação de rescisão, até porque estes serviços são contratados como "até"... Mas enfim, isto nem é o pior na NOS. Chateia-me mais não haver ligações simétricas como na concorrência ou no mínimo um upload mais alto. Vale o uptime de 99,9% que tenho no serviço e os preços altamente competitivos que eles sempre me propuseram.

    ResponderEliminar
  4. eu tenho um problema um pouco diferente...

    Sou cliente NOS mas com router 4G. Tenho velocidade contratada de 40Mb/4Mb.

    Mesmo com antena exterior colocada no telhado e vista aberta para os emissores a menos de 2km, as oscilações são anedóticas.

    Chego a ter 4G com download de 100Kbs e upload acima do contratado...ou seja, problema do sinal não é de certeza!

    ResponderEliminar
  5. Porque falar da NOS?? Ja olharam para as velocidades que quem ainda é obrigado a ter ADSL da MEO??? Ridiculo pagar por 30mega e nem ter 3.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. foi por isso que desisti da meo e apostei no router 4g

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. As velocidades de internet publicitadas pelos operadores são em Mb e não MB, para que os valores sejam altos e encham o olho

      Por exemplo 30Mb na realidade são 3.75MB

      O valor em MB/8=MB

      Eliminar
    4. Valor em Mb/8 = MB

      Eliminar
    5. Oops, troquei​-me que nem a NOS...
      Obrigado Aires.

      Eliminar
  6. Experimentem testar as velocidades unicamente no horário das 17h as 24h! Vão ter surpresas! Estou com o pacote 120Mb e a essa hora variam entre 3 e 20Mb! Já há 3 meses que me queixo a Nós, inclusive a última queixa fiz a provedoria deles. A solução foi não pagar uma factura. SÉRIO? A SÉRIO? Vou meter Vodafone é manda-los passear!

    ResponderEliminar
  7. Usem uma VPN. No 'mega'anúncio que eles fazem que não tem limite de tráfego, só se esquecem de anunciar que reduzem as velocidades em cerca de 70/80%. Após ativar parecia que tinha mudado de operador. Foi impressionante ver a velocidade de certos downloads a aumentarem de 50kb para 2MB.

    ResponderEliminar
  8. Gostava era de saber como se compara com casos outras operadoras. Dados destes são úteis, mas isolados perdem potencial informativo. Estas oscilações já as notado, mas às vezes é mas as vezes parece-me ser o servidor dns pprque em download acabo por ter velocidades boas a toda a hora.

    Já agora, estou com dificuldades em aceder à caixa de comentários através do Firefox no Android. Que se passará?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando no meu caso, tive meo adsl 24Mb contratado em que a linha aguentava 20Mb e vi sempre downloads na casa dos 2MB\s ou 16Mb\s, isto com 2 boxes ligadas independentemente do horario.

      Agora tenho vodafone 100\100 contratado, e independentemente do horario tenho sempre na casa dos 115\115(down\up), sem oscilaçoes nenhumas e tambem com 2 boxes ligadas.

      Ambos os casos fora da rede meo\vodafone oficial, ou seja, em RNG(na vodafone).

      Eliminar
  9. Das poucas vezes que testei a minha ligação tinha o anunciado.
    200 MB/s
    Mas como uso um portatil antigo ligado por wi-fi...
    Vou instalar esse programa no fixo para monitorizar... qd o ligo ;)

    ResponderEliminar
  10. upss afinal é preciso o router..
    Já esqueci a ideia

    ResponderEliminar
  11. Eu contratei a NOS a coisa de 1 mês. Até ao momento não tive qualquer problema com a velocidade.

    O único caso foi a dois dias que a velocidade caia para 50MB (contrato de 100), mas ao fim de uns 20 minutos ja estava a rondar 100 ou 110 mb.

    Até ao momento, até estou satisfeito, saí da MEO que já não podia com eles. Usei MEO 10 anos e foi muito mau.

    Na zona onde moro, não tenho nem fibra MEO nem Vodafone, optei pela Fibra NOS e até agora nada a apontar.

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho contrato com a NOS a 120MB. Há horas mortas do dia (madrugada) em que efetivamente tenho essa velocidade, mas nas horas de maior utilização a velocidade cai para 5 a 10MB. Houve dias em que testes resultaram em 1MB! Contactei a NOS no dia 22/11 que confirmou haver um problema técnico, mas até agora nada resolveu.
    Solução: mudei de operador.

    ResponderEliminar