2017/12/07

Bitcoin chega aos 13 mil euros (e sem sinais de parar)


A euforia dos Bitcoins não dá sinais de abrandar - muito pelo contrário - com a criptomoeda a subir mais de 50% apenas nos últimos 7 dias, continuando a derrubar recordes e sem dar sinais de abrandamento.

Por esta altura já todos se arrependem de não ter comprado Bitcoins quando estas custavam apenas 1000 euros cada; mas a verdade é que quem cometeu a loucura de as comprar a preços mais caros continua a ser surpreendido pelo valor que têm atingido. Só nestas últimas 24 horas os Bitcoins já subiram mais de 2200 euros, situando-se agora acima dos 13 mil euros (mais de 15 mil dólares).

Que isto dizer que quem tivesse cometido a "loucura" de comprar Bitcoins a 10500 euros ontem, neste último dia já teria ganho mais de 20%; e esse valor seria de 50% caso o tivesse feito há uma semana, quando estavam a 8000 euros.


Muitos esperavam que, tal como quando estava prestes a atingir os 12 mil dólares (e em que caiu para cerca dos 9000 dólares), esse comportamento se voltasse a repetir. Mas o último dia tem desafiado essas previsões, com os Bitcoins a passarem sucessivamente os $10 k, $11k, $12k, $13k, $14k, e os $15k - por vezes com uns "tremeliques" - mas sem dar sinais de abrandamento.

Há quem diga que a subida está garantida até aos $20k (pelo menos) por conta das empresas que vão negociar em "futuros" nos Bitcoins e que já tinham garantido esse valor como mínimo para o fim de 2018... mas parece que os Bitcoin vão obrigar a rever essas previsões, pois não serão grandes "futuros" se os Bitcoins valerem 20 mil dólares já hoje.

Como sempre, é fácil olhar para trás e decidir quando se deveria ter comprado e vendido... o mais complicado é saber se o gráfico vai subir ou descer abruptamente "daqui a bocado"... De qualquer forma, a recomendação mantém-se, mesmo que seja um valor irrisório (e deverá ser sempre apenas um valor "que não faça falta"!) não fará mal comprarem nem que seja 0.001 Bitcoins - no pior caso, será algo que poderá não valer nada mas, se daqui por 2 ou 3 anos se confirmarem as previsões de que vai valer 500 mil ou 1 milhão de dólares... sempre podem tirar algum proveito disso (e massacrarem-se com o pensamento: "ai se eu soubesse, tinha lá metido mais!" :)


Nota: entre o momento que isto foi escrito e o momento em que será publicado, os Bitcoin podem já ter subido mais 1000 ou 2000 euros... ou caído para metade; pelo que... há ter este pormenor em consideração.

15 comentários:

  1. Carlos, se quisesses comprar BitCoin neste momento qual a plataforma que usarias / recomendavas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coinbase continua a ser a que me dá maior confiança e é mais simples de utilizar.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Obrigado pela resposta. Vamos ver quando esta bolha estoura...

      Eliminar
    4. Boa Tarde Carlos. Estou a começar nessa " febre" do Bitcoin e já que utilizas o coinbase podias por favor informar se ao vender da nossa carteira de Bitcoins tem-se de primeiro depositar na nossa carteira em Euros, ou se se pode depositar diretamente na nossa conta bancaria. Se tivermos de fazer obrigatoriamente este passo intermédio o " fee" é pesado. 3 euros para cada 100 fora a transferência definitiva para a conta. Obrigado.

      Eliminar
    5. Sim, tens que passar primeiro para euros; e sim, neste momento as taxas estão bastante elevadas. Para "trading" tens a GDAX (também da Coinbase) que é mais vantajosa... e possivelmente também permitirá poupar alguns % nas transferências.

      Eliminar
    6. Obrigado, vou ver o GDAX. Abraço

      Eliminar
  2. Eu tenho estado a usar o Luno, sem dúvida uma excelente opção também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      como se faz o deposito no Luno...
      Não estou a ver como se faz a transferencia, no meu banco pede-me o país de destino... qual escolhes?

      Eliminar
  3. li nao sei onde as 18 previsões do saxo para 2018 e uma delas é o bit coin a cair se a russia e a china tomarem medidas.
    tem que se ter um peso do camano para por a china e a russia a pensar hahahah

    ResponderEliminar
  4. Site da Coinbase com problemas há duas horas. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, parece que estavam à espera do site ficar encravado para "tombar" os bitcoins...

      Eliminar
  5. Pessoal uso o coinbase para minar mas o wirex para manter as moedas porque em segundos passo para um cartão de crédito virtual mas que funciona e fica o valor intacto.... Penso ser mais fácil tirar o dinheiro com uma compra em caso de queda acentuados.

    ResponderEliminar