2017/12/05

Britânico quer recuperar $90 milhões em Bitcoins atirados ao lixo


O que estariam dispostos a fazer por 90 milhões de dólares (potencialmente mais)? Para James Howells a resposta é "quase tudo", incluindo vasculhar um imenso aterro em busca dos seus Bitcoins perdidos.

Pior do que não ter comprado Bitcoins quando eles valiam cêntimos, é saber que se tinham alguns milhares de Bitcoins em carteira e que os mesmos foram atirados ao lixo. James aderiu aos Bitcoins desde o início, em 2009, tendo conseguido gerar 7500 bitcoins antes de suspender as operações devido às queixas da sua namorada sobre o barulho feito pelo computador sempre ligado. O hardware acabou por ser atirado ao lixo depois de ter tido um acidente com uma limonada despejada em cima dele, mas o disco permaneceu numa gaveta, com os seus Bitcoins... até, três anos mais tarde, acabar por ser deitado ao lixo.

Em 2013, com os Bitcoin a valerem cerca de $100, os seus Bitcoins já começavam a pesar na consciência com um valor apreciável de 750 mil dólares. Mas quando no final do ano o valor disparou para $1000, esse arrependimento entrou no campo dos milhões de dólares; um arrependimento que actualmente se faz sentir ainda mais, numa altura em que os Bitcoins se aproximam dos 12 mil dólares (cada) fazendo com que os tais 7500 BTC representem 90 milhões de dólares!

Um valor que tem feito James Howells considerar seriamente a possibilidade de tentar seguir o rasto ao disco deitado ao lixo e revirar completamente o aterro em que tiver sido depositado.

Lamentavelmente, para além da dificuldade em seguir o rasto ao lixo e eventualmente encontrar o disco entre toneladas e toneladas de lixo, as probabilidades de que o disco contenha informação recuperável após meia década nessas condições serão bastante reduzidas. Mas... talvez seja a única forma de conseguir sossegar a sua consciência, já que, se agora isso o "incomoda", tente imaginar-se como se sentiria se os Bitcoins continuarem na sua ascensão imparável até valores na ordem dos 100 mil dólares, 500 mil dólares, ou mais? Nessa altura estaríamos a falar de um "tesouro" de cerca de 4 mil milhões de dólares... e penso que já não seria só ele a ter vontade de revirar um aterro completo em busca do disco! :)

10 comentários:

  1. Não será mesmo nada fácil. Ai não será não...

    ResponderEliminar
  2. Ah! Mas fez a vontade à namorada. 😀
    Agora só lhe resta que ela o compense,😘

    ResponderEliminar
  3. a namorada deixou ele por nao ser rico.
    diz o velho ditado mulher feliz casamento feliz mas tem limites.

    ResponderEliminar
  4. Difícil de acreditar nessa história. Minar 7500 bitcoin? É deitar fora?? Primeiro é extraem te difícil minar uma bitcoin quanto mais 7500. Depois deitar fora um disco com 7500 bitcoin que já dava uma boa maquia. Só para crédulos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu 2009 minava-se bitcoins com CPUs.... nem GPUs eram precisos. E fazia-se quantias maravilhosas....

      Eliminar
    2. António, em 2009 a Bitcoin não valia nem um "chavo". Ninguém conseguiria supor no que viria a dar hoje em dia.
      Sabia que em 2010, alguém comprou duas pizas com 10'000,00 Bitcoins?
      Leia: https://hypescience.com/em-2010-alguem-comprou-duas-pizzas-com-10-mil-bitcoins-que-hoje-valem-20-milhoes-de-dolares/

      Eliminar
  5. ou se não pro numa pen e perder-la e alguém a encontrar e formatar-la para a poder vender por 10 dolares

    ResponderEliminar
  6. A Bitcoin não tem um registo dos investidores e dos valores investidos ? Que historia é esta ? A moeda virtual não se perde ou é armazenada num disco duro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens, um registo público e descentralizado... mas se perdes a tua "chave", ficas sem acesso às tuas moedas, e não há ninguém a quem te possas queixar.

      Eliminar