2017/12/11

Cabo USB-Lightning espião escuta conversas e revela localização


Da próxima vez que alguém vos emprestar, ou oferecer, um aparentemente simples cabo USB, será melhor tomarem algumas precauções... pois poderá ser tudo o que basta para serem espiados.

O cabo USB-Lightning apresentado acima poderá parecer normal, mas quem o decidir abrir irá ter uma grande surpresa. No seu interior não temos apenas a ficha ou alguma electrónica de apoio, mas sim um verdadeiro telemóvel em miniatura - com cartão SIM - que permite que o "espião" possa ligar para este número e escutar o que se passa, assim como receber a localização aproximada da vítima através da identificação da torre celular.



Felizmente (se é que se pode dizer isso) este cabo não espia os dados USB que forem transferidos, usando a ligação USB apenas para ir buscar alimentação para funcionar, mas não será descabido imaginar que no futuro isso também possa ser feito. Para além disso, a partir do momento que os eSIM virtuais se popularizarem, este tipo de chips espião poderá reduzir-se ainda mais, pois nem sequer será necessário um cartão SIM físico.

Este tipo de cabos USB espião pode ser comprado a preço reduzido (menos de 10 euros) e na verdade não se limitam a estar disfarçados de cabos USB, havendo variantes disfarçadas de todo o tipo de produtos, de carregadores de isqueiro a carregadores de parede, e muitas outras coisas. Enfim... se cabe numa "ficha USB" já se sabe que poderá ser aplicado a praticamente tudo o que se possa imaginar.

3 comentários:

  1. Há que ser sincero, é preciso ter criatividade.

    ResponderEliminar
  2. Isto deve ser giro usar nos spots onde se pode carregar o telemóvel nos shoppings. A questão é se há maneira, para já, de processar toda a info recolhida.

    ResponderEliminar